Leituras Dominicais

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA I Is 49, 1-6

Leitura do Livro de Isaías

Terras de Além-Mar, escutai-me;
povos de longe, prestai atenção.
O Senhor chamou-me desde o ventre materno,
disse o meu nome desde o seio de minha mãe.
Fez da minha boca uma espada afiada,
abrigou-me à sombra da sua mão.
Tornou-me semelhante a uma seta aguda,
guardou-me na sua aljava.
E disse-me: «Tu és o meu servo, Israel,
por quem manifestarei a minha glória».
E eu dizia: «Cansei-me inutilmente,
em vão e por nada gastei as minhas forças».
Mas o meu direito está no Senhor
e a minha recompensa está no meu Deus.
E agora o Senhor falou-me,
Ele que me formou desde o seio materno,
para fazer de mim o seu servo,
a fim de Lhe restaurar as tribos de Jacob
e reconduzir os sobreviventes de Israel.
Eu tenho merecimento aos olhos do Senhor
e Deus é a minha força.
Ele disse-me então:
«Não basta que sejas meu servo,
para restaurares as tribos de Jacob
e reconduzires os sobreviventes de Israel.
Farei de ti a luz das nações,
para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».
Palavra do Senhor.



LEITURA II Actos 13, 22-26

Leitura dos Actos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo falou deste modo:
«Deus concedeu aos filhos de Israel David como rei,
de quem deu este testemunho:
‘Encontrei David, filho de Jessé,
homem segundo o meu coração,
que fará sempre a minha vontade’.
Da sua descendência, como prometera,
Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel.
João tinha proclamado, antes da sua vinda,
um baptismo de penitência a todo o povo de Israel.
Prestes a terminar a sua carreira, João dizia:
‘Eu não sou quem julgais;
mas depois de mim, vai chegar Alguém,
a quem eu não sou digno de desatar as sandálias dos seus pés’.
Irmãos, descendentes de Abraão
e todos vós que temeis a Deus:
a nós é que foi dirigida esta palavra de salvação».
Palavra do Senhor.



EVANGELHO Lc 1, 57-66.80

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo,
chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho.
Os seus vizinhos e parentes souberam
que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício
e congratularam-se com ela.
Oito dias depois, vieram circuncidar o menino
e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.
Mas a mãe interveio e disse:
«Não, Ele vai chamar-se João».
Disseram-lhe:
«Não há ninguém da tua família que tenha esse nome».
Perguntaram então ao pai, por meio de sinais,
como queria que o menino se chamasse.
O pai pediu uma tábua e escreveu:
«O seu nome é João».
Todos ficaram admirados.
Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua
e começou a falar, bendizendo a Deus.
Todos os vizinhos se encheram de temor
e por toda a região montanhosa da Judeia
se divulgaram estes factos.
Quantos os ouviam contar
guardavam-nos em seu coração e diziam:
«Quem virá a ser este menino?».
Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.
O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se.
E foi habitar no deserto
até ao dia em que se manifestou a Israel.
Palavra da salvação. 



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

Irmãs e irmãos em Cristo:
A oração do humilde atravessa as nuvens.
Cheios de fé invoquemos o Senhor,
Pai justo e misericordioso,
e imploremos humildemente (cantando):

R. Ouvi-nos, Senhor.
Ou: Senhor, nós temos confiança em Vós.
Ou: Senhor, vinde em nosso auxílio.

1. Pela santa Igreja, barca dos Apóstolos sacudida pelos ventos,
para que o Senhor desperte a sua fé
e dissipe todos os seus temores,
oremos irmãos.

2. Pelo mundo afligido por males sem conta,
para que descubra em Jesus, Filho de Deus,
o profeta que renova a vida dos homens,
oremos, irmãos.

3. Pelos navegantes e pescadores em perigo,
para que a presença invisível de Jesus
acalme as tempestades e tormentas,
oremos, irmãos.

4. Pelos que estão ao serviço do próximo,
para que nem o fracasso nem a incompreensão
os façam desistir de seus propósitos,
oremos, irmãos.

5. Pelos membros da nossa comunidade,
para que a Palavra e o Pão do Céu que Deus nos dá
nos tornem novas criaturas,
oremos, irmãos.

(Outras intenções: defuntos que amaram o Senhor, servindo o próximo ...).

Senhor, nosso Deus,
que pela palavra do vosso Filho
acalmastes os ventos e as ondas,
aumentai a nossa pouca fé
para sabermos vencer as tempestades da vida.
Por Cristo, nosso Senhor.



Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes