IV Domingo do Advento - Ano C



IV DOMINGO DO ADVENTO

LEITURA I Miq 5, 1-4a

Leitura da Profecia de Miqueias
Eis o que diz o Senhor: «De ti, Belém-Efratá, pequena entre as cidades de Judá, de ti sairá aquele que há-de reinar sobre Israel. As suas origens remontam aos tempos de outrora, aos dias mais antigos. Por isso Deus os abandonará até à altura em que der à luz aquela que há-de ser mãe. Então voltará para os filhos de Israel o resto dos seus irmãos. Ele se levantará para apascentar o seu rebanho pelo poder do Senhor, pelo nome glorioso do Senhor, seu Deus. Viver-se-á em segurança, porque ele será exaltado até aos confins da terra. Ele será a paz».
Palavra do Senhor.



LEITURA II Hebr 10, 5-10


Leitura da Epístola aos Hebreus
Irmãos: Ao entrar no mundo, Cristo disse: «Não quiseste sacrifícios nem oblações, mas formaste-Me um corpo. Não Te agradaram holocaustos nem imolações pelo pecado. Então Eu disse: ‘Eis-Me aqui; no livro sagrado está escrito a meu respeito: Eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade’». Primeiro disse: «Não quiseste sacrifícios nem oblações, não Te agradaram holocaustos nem imolações pelo pecado». E no entanto, eles são oferecidos segundo a Lei. Depois acrescenta: «Eis-Me aqui: Eu venho para fazer a tua vontade». Assim aboliu o primeiro culto para estabelecer o segundo. É em virtude dessa vontade que nós fomos santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita de uma vez para sempre.
Palavra do Senhor.



EVANGELHO Lc 1, 39-45

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Palavra da salvação.



ORAÇÃO DOS FIÉIS  

1. Pelo Papa N. e pelos bispos do mundo inteiro,
para que, meditando na atitude de Maria,
como ela sirvam a Deus nos que precisam,
oremos.
2. Pelos povos que há muito estão em guerra,
para que as tréguas do Natal
façam nascer as condições de uma paz justa,
oremos.
3. Pelos doentes, os pobres e os isolados,
para que encontrem, nesta festa do Natal,
quem reconheça a sua dignidade,
oremos.
4. Pelos que se encontram longe de seus lares
e por todos os que trabalham no estrangeiro,
para que voltem com saúde a suas casas,
oremos.
5. Pelas famílias de cada um de nós
e pelas mães que mais trabalham nestes dias,
para que todos sirvam o Senhor com alegria,
oremos.

Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes