V DOMINGO DA PÁSCOA 


LEITURA I Actos 14, 21b-27 

Leitura dos Actos dos Apóstolos 
Naqueles dias, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, a Icónio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discípulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na fé, «porque – diziam eles – temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus». Estabeleceram anciãos em cada Igreja, depois de terem feito orações acompanhadas de jejum, e encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. Atravessaram então a Pisídia e chegaram à Panfília; depois, anunciaram a palavra em Perga e desceram até Atalia. De lá embarcaram para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para a obra que acabavam de realizar. À chegada, convocaram a Igreja, contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos gentios a porta da fé. 
Palavra do Senhor. 



LEITURA II Ap 21, 1-5a 

Leitura do Livro do Apocalipse 
Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: «Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com os homens: eles serão o seu povo e o próprio Deus, no meio deles, será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; nunca mais haverá morte nem luto, nem gemidos nem dor, porque o mundo antigo desapareceu». Disse então Aquele que estava sentado no trono: «Vou renovar todas as coisas». 
Palavra do Senhor. 



EVANGELHO Jo 13, 31-33a.34-35 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Quando Judas saiu do Cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pela Igreja que caminha com os homens,
para que os ensine a amarem-se uns aos outros
na alegria de Jesus ressuscitado,
oremos.

2. Pelos responsáveis de todas as nações,
para que sirvam o bem comum com lealdade,
e os cidadãos reconheçam o seu trabalho,
oremos.

3. Pelos que sofrem muitas tribulações,
para que Deus enxugue as lágrimas dos seus olhos
e lhes mostre a sua misericórdia,
oremos.

4. Por aqueles em quem Deus faz maravilhas,
para que tenham um coração agradecido
e louvem sem cessar seu nome santo,
oremos.

5. Pela nossa assembleia dominical,
para que o Corpo de Cristo a alimente

e a caridade.



Música-litúrgica

Pároco