Leituras dominicais Ano C - 4º Domingo da Páscoa



IV DOMINGO DA PÁSCOA


LEITURA I Actos 13, 14.43-52 

Leitura dos Actos dos Apóstolos 
Naqueles dias, Paulo e Barnabé seguiram de Perga até Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. Terminada a reunião da sinagoga, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, que nas suas conversas com eles os exortavam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra do Senhor. Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam: «Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Uma vez, porém, que a rejeitais e não vos julgais dignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, pois assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem estas palavras, os gentios encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé e a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus, instigando algumas senhoras piedosas mais distintas e os homens principais da cidade, desencadearam uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. Estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. 
Palavra do Senhor. 



LEITURA II Ap 7, 9.14b-17 

Leitura do Livro do Apocalipse 
Eu, João, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. Um dos Anciãos tomou a palavra para me dizer: «Estes são os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo. Aquele que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais terão fome nem sede, nem o sol ou o vento ardente cairão sobre eles. O Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água viva. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos». 
Palavra do Senhor. 



EVANGELHO Jo 10, 27-30 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só». 
Palavra da salvação. 



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Para que os ministros e os fiéis da santa Igreja
escutem sempre a voz do Bom Pastor
e O sigam com prontidão e confiança,
oremos.

2. Para que Deus conceda a paz ao mundo inteiro,
sacie os que têm fome e sede de justiça
e Se revele aos que ainda O não conhecem,
oremos.

3. Para que os jovens que o Bom Pastor chama a segui-l’O
sirvam o povo de Deus como Ele serviu
e abram os seus corações ao dom do Espírito,
oremos.

4. Para que Deus enxugue as lágrimas dos que sofrem,
dos doentes, dos moribundos e dos aflitos,
e o Bom Pastor os leve às fontes da água viva,
oremos.

5. Para que os fiéis desta nossa assembleia
sigam a Cristo, com amor e fidelidade,
e reconheçam a voz do Bom Pastor,

oremos.

Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes