Leituras dominicais de 29 de maio de 2016



IX DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURA I 1 Reis 8, 41-43 


Leitura do Primeiro Livro dos Reis 
Naqueles dias, Salomão fez no templo a seguinte oração: «Quando um estrangeiro, embora não pertença ao vosso povo, Israel, vier aqui dum país distante por causa do vosso nome – pois ouvirão falar do vosso grande nome, da vossa mão poderosa e do vosso braço estendido –, quando vier orar neste templo, escutai-o do alto do Céu, onde habitais, e atendei os seus pedidos, a fim de que todos os povos da terra conheçam o vosso nome e Vos temam como o vosso povo, Israel, e saibam que o vosso nome é invocado neste templo que eu edifiquei». 
Palavra do Senhor. 



LEITURA II Gal 1, 1-2.6-10 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas 
Irmãos: Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por intermédio de um homem, mas por mandato de Jesus Cristo e de Deus Pai que O ressuscitou dos mortos, e todos os irmãos que estão comigo, às Igrejas da Galácia: Surpreende-me que tão depressa tenhais abandonado Aquele que vos chamou pela graça de Cristo, para passar a outro evangelho. Não que haja outro evangelho; mas há pessoas que vos perturbam e pretendem mudar o Evangelho de Cristo. Mas se alguém – ainda que fosse eu próprio ou um Anjo do Céu – vos anunciar um evangelho diferente daquele que nós vos anunciamos, seja anátema. Como já vo-lo dissemos, volto a dizê-lo: Se alguém vos anunciar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja anátema. Estarei eu agora a captar o favor dos homens ou o de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se eu ainda pretendesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo. 
Palavra do Senhor. 



EVANGELHO Lc 7, 1-10 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, quando Jesus acabou de falar ao povo, entrou em Cafarnaum. Um centurião tinha um servo a quem estimava muito e que estava doente, quase a morrer. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-Lhe alguns anciãos dos judeus para Lhe pedir que fosse salvar aquele servo. Quando chegaram à presença de Jesus, os anciãos suplicaram-Lhe insistentemente: «Ele é digno de que lho concedas, pois estima a nossa gente e foi ele que nos construiu a sinagoga». Jesus acompanhou-os. Já não estava longe da casa, quando o centurião Lhe mandou dizer por uns amigos: «Não Te incomodes, Senhor, pois não mereço que entres em minha casa, nem me julguei digno de ir ter contigo. Mas diz uma palavra e o meu servo será curado. Porque também eu, que sou um subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens. Digo a um: ‘Vai’ e ele vai, e a outro: ‘Vem’ e ele vem, e ao meu servo: ‘Faz isto’ e ele faz». Ao ouvir estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e, voltando-se para a multidão que O seguia, exclamou: «Digo-vos que nem mesmo em Israel encontrei tão grande fé». Ao regressarem a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde. 
Palavra da salvação. 



ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Pelo Papa N. e pelos bispos do mundo inteiro, 
para que anunciem fielmente o único Evangelho de Cristo 
e acolham com esperança os apelos dos não crentes, 
oremos. 

2. Pelos cristãos que abandonam a santa Igreja 
e pelos que se encontram perturbados na sua fé, 
para que a palavra de São Paulo os ilumine, 
oremos. 

3. Pelos fiéis de outras religiões 
e pelos que manifestam a sua fé em gestos e atitudes, 
para que procurem e encontrem o Deus verdadeiro, 
oremos. 

4. Pelos doentes que têm quem os trate 
e por aqueles de quem já ninguém se lembra, 
para que saibam que Jesus não os esquece, 
oremos. 

5. Pela nossa comunidade (paroquial) e por esta assembleia, 
para que não nos fechemos em nós mesmos, 
mas olhemos cada pessoa com os olhos de Cristo, 
oremos. 
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes