XVI DOMINGO DO TEMPO 


LEITURA I Gen 18, 1-10a 


Leitura do Livro do Génesis 

Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto do carvalho de Mambré. Abraão estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. Ergueu os olhos e viu três homens de pé diante dele. Logo que os viu, deixou a entrada da tenda e correu ao seu encontro; prostrou-se por terra e disse: «Meu Senhor, se agradei aos vossos olhos, não passeis adiante sem parar em casa do vosso servo. Mandarei vir água, para que possais lavar os pés e descansar debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão, para restaurardes as forças antes de continuardes o vosso caminho, pois não foi em vão que passastes diante da casa do vosso servo». Eles responderam: «Faz como disseste». Abraão apressou-se a ir à tenda onde estava Sara e disse-lhe: «Toma depressa três medidas de flor da farinha, amassa-a e coze uns pães no borralho». Abraão correu ao rebanho e escolheu um vitelo tenro e bom e entregou-o a um servo que se apressou a prepará-lo. Trouxe manteiga e leite e o vitelo já pronto e colocou-o diante deles; e, enquanto comiam, ficou de pé junto deles debaixo da árvore. Depois eles disseram-lhe: «Onde está Sara, tua esposa?». Abraão respondeu: «Está ali na tenda». E um deles disse: «Passarei novamente pela tua casa daqui a um ano e então Sara tua esposa terá um filho».
Palavra do Senhor.  




LEITURA II Col 1, 24-28 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses 

Irmãos: Agora alegro-me com os sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta à paixão de Cristo, em benefício do seu corpo que é a Igreja. Dela me tornei ministro, em virtude do cargo que Deus me confiou a vosso respeito, isto é, anunciar-vos em plenitude a palavra de Deus, o mistério que ficou oculto ao longo dos séculos e que foi agora manifestado aos seus santos. Deus quis dar-lhes a conhecer em que consiste, entre os gentios, a glória inestimável deste mistério: Cristo no meio de vós, esperança da glória. E nós O anunciamos, advertindo todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentarmos todos perfeitos em Cristo.
Palavra do Senhor.  




EVANGELHO Lc 10, 38-42 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 

Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».
Palavra da salvação.  


ORAÇÃO DOS FIÉIS 


1. Para que nas dioceses e paróquias de todo o mundo
os anunciadores do Evangelho
deixem Cristo falar nas suas palavras, 
oremos.

2. Para que sejam vencidas em toda a parte
a ignorância, a discriminação e as desigualdades,
e se fortaleça a cultura, a concórdia e a amizade,
 oremos. 
 
3. Para que os homens saibam acolher, como Abraão,
os que vêm até eles com fome e sede
e acreditem que o Senhor Se esconde em cada pobre, 
oremos.

4. Para que Deus proteja os que viajam,
reconduza ao seu lar os emigrantes,
alivie o sofrimento dos enfermos e salve os moribundos, 
oremos.

5. Para que o Espírito Santo nos faça compreender
o que é completar em nós próprios
o que falta à Paixão de Jesus Cristo, 
oremos.

Música-litúrgica

Pároco