I DOMINGO DO ADVENTO


LEITURA I Is 2, 1-5

Leitura do Livro de Isaías
Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e de Jerusalém: Sucederá, nos dias que hão-de vir, que o monte do templo do Senhor se há-de erguer no cimo das montanhas e se elevará no alto das colinas. Ali afluirão todas as nações e muitos povos acorrerão, dizendo: «Vinde, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas. De Sião há-de vir a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor». Ele será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número. Converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices. Não levantará a espada nação contra nação, nem mais se hão-de preparar para a guerra. Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor.
Palavra do Senhor.  



LEITURA II Rom 13, 11-14

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos: Chegou a hora de nos levantarmos do sono, porque a salvação está agora mais perto de nós do que quando abraçámos a fé. A noite vai adiantada e o dia está próximo. Abandonemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, evitando comezainas e excessos de bebida, as devassidões e libertinagens, as discórdias e ciúmes; não vos preocupeis com a natureza carnal para satisfazer os seus apetites, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.
  


EVANGELHO Mt 24, 37-44 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.
Palavra da salvação.  


ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelos pastores e fiéis da santa Igreja,
para que vivendo dignamente, como em pleno dia,
sejam sinal da vinda próxima do Senhor,
oremos.
 
2. Pelas nações do mundo inteiro e seus governos,
para que, abandonando os caminhos da guerra,
convertam as armas em instrumentos de paz,
oremos.
 
3. Por todas as Igrejas e comunidades cristãs,
para que se revistam dos sentimentos de Jesus
e apressem a reconciliação tão desejada,
oremos.
 
4. Pelas crianças e jovens dos grupos de catequese,
para que em Cristo, Filho de Deus e de Maria,
descubram Aquele que dá sentido às suas vidas,
oremos.
 
5. Pelos que, nesta comunidade (paroquial) ou em qualquer outra,
estão de vela junto aos doentes e aos moribundos,
para que o Senhor seja a sua recompensa,
oremos.

Música-litúrgica

Pároco