SANTA MARIA, MÃE DE DEUS


LEITURA I Num 6, 22-27 


Leitura do Livro dos Números
O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão e aos seus filhos e diz-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo: ‘O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz’. Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei».
Palavra do Senhor.
  


LEITURA II Gal 4, 4-7  

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas
Irmãos: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei e nos tornar seus filhos adoptivos. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: «Abá! Pai!». Assim, já não és escravo, mas filho. E, se és filho, também és herdeiro, por graça de Deus.
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Lc 2, 16-21 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.
Palavra da salvação.  



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

Santa Maria, Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das Virgens.
R. Rogai por nós.


Mãe de Cristo, Mãe da divina graça, Mãe do Redentor.
R. Rogai por nós.


Virgem pobre e humilde, Filha de Sião, Serva do Senhor.
R. Rogai por nós.


Arca da Aliança, Porta do Céu, Estrela da manhã.
R. Rogai por nós.


Fonte de beleza, Esplendor da Igreja e Senhora nossa.
R. Rogai por nós.


Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos.
R. Rogai por nós.


Rainha do mundo, Rainha do Céu, Rainha da paz.
R. Rogai por nós.






Música-litúrgica

Pároco