Leituras dominicais de Ano A- II Domingo do Advento


III DOMINGO DO ADVENTO

LEITURA I Is 35, 1-6a.10
Leitura do Livro de Isaías 
Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e do Saron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos». Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. Voltarão os que o Senhor libertar, hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos. 
Palavra do Senhor.


LEITURA II Tg 5, 7-10 

Leitura da Epístola de São Tiago 
Irmãos: Esperai com paciência a vinda do Senhor. Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra, aguardando a chuva temporã e a tardia. Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, a fim de não serdes julgados. Eis que o Juiz está à porta. Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor. 
Palavra do Senhor. 


EVANGELHO Mt 11, 2-11 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 
Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?». Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele». 
Palavra da salvação. 
 


ORAÇÃO DOS FIÉIS  

1. Para que na Igreja inteira, nesta Diocese e nas suas paróquias, 
se anuncie a Boa Nova a toda a gente,
e o Espírito faça florir cada deserto, 
oremos. 

2. Para que nos lares e instituições de todo o mundo, 
haja trabalho, liberdade, pão e paz, 
e a angústia não perturbe os corações, 
oremos. 

3. Para que os cegos, os leprosos e os doentes,
 e os que vivem sem alegria e sem coragem, 
ponham toda a sua esperança no Senhor, 
oremos. 

4. Para que no meio da violência quotidiana, 
o Espírito faça desabrochar flores de paz 
e fortaleça todos aqueles que a perderam, 
oremos. 

5. Para que nesta Paróquia e nos seus vários grupos, 
cada um de nós, à maneira de Jesus, sirva os mais pobres 
e vá em socorro dos maltratados e dos que sofrem, 
oremos.  
 


Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes