IV DOMINGO DO ADVENTO


LEITURA Is 7, 10-14 

Leitura do Livro de Isaías
Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova». Então Isaías disse: «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel».
Palavra do Senhor.  



LEITURA II Rom 1, 1-7 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo. A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.  




EVANGELHO Mt 1, 18-24 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.
Palavra da salvação.  



ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Pelo Bispo, presbíteros, diáconos e fiéis da nossa diocese,
e por todos aqueles que o Senhor chama à santidade,
para que o seu Natal faça deles homens novos,
oremos.
(ou: oremos por intercessão de Maria).


2. Pelos homens que recusam os sinais de Deus
e pelos que são incapazes de acreditar n’Ele,
para que o Príncipe da Paz Se lhes revele,
oremos.
(ou: oremos por intercessão de Maria).


3. Pelos doentes, os que estão tristes e os mais pobres,
e por quantos lhes estendem as suas mãos,
para que todos acolham Aquele que vai chegar,
oremos.
(ou: oremos por intercessão de Maria).


4. Pelas virgens que se consagram ao Senhor,
e pelas esposas que estão prestes a ser mães,
para que sejam sempre fiéis à voz de Deus,
oremos.
(ou: oremos por intercessão de Maria).


5. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial),
para que, despertando do sono, como José,
façamos como o Anjo do Senhor nos ensinar,
oremos.
(ou: oremos por intercessão de Maria).

Música-litúrgica

Pároco