Leituras dominicais de Ano A- IV Domingo do tempo Comum


IV DOMINGO DO TEMPO COMUM
 

LEITURA I Sof 2, 3; 3, 12-13 

Leitura da Profecia de Sofonias
Procurai o Senhor, vós todos os humildes da terra, que obedeceis aos seus mandamentos. Procurai a justiça, procurai a humildade; talvez encontreis protecção no dia da ira do Senhor. Só deixarei ficar no meio de ti um povo pobre e humilde, que buscará refúgio no nome do Senhor. O resto de Israel não voltará a cometer injustiças, não tornará a dizer mentiras, nem mais se encontrará na sua boca uma língua enganadora. Por isso, terão pastagem e repouso, sem ninguém que os perturbe.
Palavra do Senhor.
 


LEITURA II 1 Cor 1, 26-31 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Vede quem sois vós, os que Deus chamou: não há muitos sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos. Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; escolheu o que é fraco, para confundir o forte; escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, a fim de que nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual Se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção. Deste modo, conforme está escrito, «quem se gloria deve gloriar-se no Senhor».
Palavra do Senhor.  



EVANGELHO Mt 5, 1-12a 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».
Palavra da salvação.  




ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Para que o nosso Bispo N., os presbíteros e os diáconos
vivam a mensagem libertadora das Bem-aventuranças
e ensinem aos cristãos o caminho da vida,
oremos.


2. Para que os responsáveis pelo governo da nossa Pátria
se inspirem nos valores do Evangelho
e defendam os direitos dos mais pobres,
oremos.


3. Para que os homens que anseiam pela igualdade
e estão prontos a sofrer por ela
vejam realizadas as esperanças que os animam,
oremos.


4. Para que todos os discípulos de Cristo
se ponham ao lado dos que são perseguidos,
por defenderem os valores do Evangelho,
oremos.


5. Para que a nossa comunidade (paroquial)
tenha a coragem de tomar a sério e de viver
o que ouviu hoje da boca de Jesus,
oremos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes