Leituras dominicais de Ano A- VIII Domingo do Tempo Comum


VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURA I Is 49, 14-15 

Leitura do Livro de Isaías
Sião dizia: «O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-Se de mim». Poderá a mulher esquecer a criança que amamenta e não ter compaixão do filho das suas entranhas? Mas ainda que ela se esquecesse, Eu não te esquecerei.
Palavra do Senhor.  




LEITURA II 1 Cor 4, 1-5 


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
Irmãos: Todos nos devem considerar como servos de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora o que se requer nos administradores é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por um tribunal humano; nem sequer me julgo a mim próprio. De nada me acusa a consciência, mas não é por isso que estou justificado: quem me julga é o Senhor. Portanto, não façais qualquer juízo antes do tempo, até que venha o Senhor, que há-de iluminar o que está oculto nas trevas e manifestar os desígnios dos corações. E então cada um receberá da parte de Deus o louvor que merece.
Palavra do Senhor.  




EVANGELHO Mt 6, 24-34 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de ama­nhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado».
Palavra da salvação.  





ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelo nosso Bispo N., e pelos seus presbíteros e diáconos,
pelos Patriarcas do Oriente e seus presbitérios
e por todas as comunidades católicas e ortodoxas,
oremos.


2. Por todos os homens do mundo e seus problemas,
pelos que passam fome ou não têm que vestir
e pelos que só pensam nos bens da terra,
oremos.


3. Pelos que não têm pão para os seus filhos,
pelos que esperam que o dia de amanhã seja melhor
e pelos que já perderam toda a esperança,
oremos.


4. Pelos que procuram acima de tudo o reino de Deus,
pelos que vivem confiantes como as aves do céu
e pelos que só pensam no corpo e no alimento,
oremos.


5. Pela nossa assembleia dominical,
pelos outros cristãos desta Paróquia
e por todos os nossos defuntos,
oremos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes