Leituras dominicais de VI Domingo do Tempo Comum


DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA I Actos 8, 5-8.14-17 

Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias, Filipe desceu a uma cidade da Samaria e começou a pregar o Messias àquela gente. As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe, ao ouvi-las e ao ver os milagres que fazia. De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos, e numerosos paralíticos e coxos foram curados. E houve muita alegria naquela cidade. Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos, para que recebessem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre eles: só estavam baptizados em nome do Senhor Jesus. Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo.
Palavra do Senhor.
  


LEITURA II 1 Pedro 3, 15-18 

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro
Caríssimos: Venerai Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança. Mas seja com brandura e respeito, conservando uma boa consciência, para que, naquilo mesmo em que fordes caluniados, sejam confundidos os que dizem mal do vosso bom procedimento em Cristo. Mais vale padecer por fazer o bem, se for essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito.
Palavra do Senhor.  



EVANGELHO Jo 14, 15-21 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».
Palavra da salvação.  



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelos bispos, que confirmam a fé da Igreja,
pelos presbíteros, que apascentam os fiéis,
e pelos diáconos, que exercem a caridade,
oremos.

2. Pelos fiéis que anunciam Jesus Cristo,
pelos que foram baptizados em adultos
e pelos que vão ser confirmados nestes dias,
oremos.

3. Pelos leitores, que proclamam a Palavra,
pelos acólitos, que servem ao altar,
e pelos salmistas, que louvam o Senhor,
oremos.

4. Por todos os que trazem Deus no coração,
pelas religiosas de vida contemplativa
e por aquelas que cuidam dos mais pobres,
oremos.

5. Pelos que abrem o coração ao dom do Espírito,
pelos que sabem dar a razão da sua esperança
e por esta comunidade
(paroquial) que adora a Cristo,
oremos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes