Dois padres da Diocese de Leiria-Fátima faleceram


No dia 14 de Outubro faleceu o Padre Adelino Ferreira de 83 anos de idade a residir na casa do Clero em Fátima. Natural de Santa Eufémia, Leiria. Exerceu a sua missão de sacerdote essencialmente como director espiritual do seminário e também como secretário de D. Américo Henriques, tanto em Lamego como em Nova Lisboa, Angola. Desde 1993 até 2011 foi pároco de Parceiros. Para muitos de nós fica o tom da sua voz que no santuário de Fátima fazia os comentários nos dias das grandes peregrinações.




No dia 15 de Outubro faleceu o Padre Bernardo Morganiça, natural de Carvide. Contava 79 anos de idade e gastou quase toda a sua vida ao serviço de várias paróquias nomeadamente Maceira, Coimbrão, Monte Real, Olival, Urqueira, Pedreiras, Calvaria e por fim Santa Eufémia. Ainda foi capelão militar em Lisboa e Angola.
Em 2016 deixou o trabalho paroqui,al já por razões de falta de saúde mas mesmo assim a sua disponibilidade para servir continuou com o trabalho de revisor dos livros paroquias de registo dos batismos, casamentos e óbitos.



Dois sacerdotes que apesar da sua idade fazem falta nesta diocese. Mais algumas igrejas vão ficar sem missas. Os sacerdotes são poucos e cada vez menos. Pouco a pouco vai-se sentido cada vez mais a falta de sacerdotes nas diversas paróquias da diocese. Rezemos pela a sua alma mas também por novas vocações.

Da minha parte, uma agradecimento pelo que foram para mim. O primeiro foi meu director espiritual durante todo o tempo do seminário. O outro, foi sempre um bom colega que fui descobrindo no trabalho pastoral, pronto para ajudar, muito sereno, muito bem disposto e solidário.

P. José Alves
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes