Put your ad code here


XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURA I Mal 1, 14b – 2, 2b.8-10  

Leitura da Profecia de Malaquias
Eu sou um grande Rei, diz o Senhor do Universo, e o meu nome é temível entre as nações. Agora, este aviso é para vós, sacerdotes: Se não Me ouvirdes, se não vos empenhardes em dar glória ao meu nome, diz o Senhor do Universo, mandarei sobre vós a maldição. Vós desviastes-vos do caminho, fizestes tropeçar muitos na lei e destruístes a aliança de Levi, diz o Senhor do Universo. Por isso, como não seguis os meus caminhos e fazeis acepção de pessoas perante a lei, também Eu vos tornarei desprezíveis e abjectos aos olhos de todo o povo. Não temos todos nós um só Pai? Não foi o mesmo Deus que nos criou? Então porque somos desleais uns para com os outros, profanando a aliança dos nossos pais?
Palavra do Senhor.




LEITURA II 1 Tes 2, 7b-9.13 


Irmãos: Fizemo-nos pequenos no meio de vós. Como a mãe que acalenta os filhos que anda a criar, assim nós também, pela viva afeição que vos dedicamos, desejaríamos partilhar convosco, não só o Evangelho de Deus, mas ainda a própria vida, tão caros vos tínheis tornado para nós. Bem vos lembrais, irmãos, dos nossos trabalhos e canseiras. Foi a trabalhar noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, que vos pregámos o Evangelho de Deus. Por isso, também nós damos graças a Deus sem cessar, porque, depois de terdes ouvido a palavra de Deus por nós pregada, vós a acolhestes, não como palavra humana, mas como ela é realmente, palavra de Deus, que permanece activa em vós, os crentes.
Palavra do Senhor.  




EVANGELHO Mt 23, 1-12 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam os filactérios e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
Palavra da salvação.  





ORAÇÃO DOS FIÉIS


1. Para que a santa Igreja, a nossa Diocese e as suas comunidades,
guardem fielmente a lei do amor
e ensinem os seus fiéis a viver dela,
oremos. 
2. Para que todos os responsáveis deste mundo
exerçam a autoridade como um serviço
e sejam os primeiros a fazer o que legislam,
oremos. 
3. Para que os mais pobres que se sentem esmagados
pela prepotência e orgulho dos poderosos
encontrem quem os acolha e compreenda,
oremos. 
4. Para que os catequistas e evangelizadores
se façam tudo para todos, como São Paulo,
e não se poupem a trabalhos e canseiras,
oremos. 
5. Para que nesta assembleia e na paróquia
cada um aprenda a servir todos os outros
e a guardar a graça de Deus e a sua Palavra,
oremos.

Música-litúrgica

Pároco