Leituras dominicais de Ano B- I Domingo do Advento



I DOMINGO DO ADVENTO


LEITURA I Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7 

Leitura do Livro de Isaías 
Vós, Senhor, sois nosso Pai e nosso Redentor, desde sempre, é o vosso nome. Porque nos deixais, Senhor, desviar dos vossos caminhos e endurecer o nosso coração, para que não Vos tema? Voltai, por amor dos vossos servos e das tribos da vossa herança. Oh se rasgásseis os céus e descêsseis! Ante a vossa face estremeceriam os montes! Mas vós descestes e perante a vossa face estremeceram os montes. Nunca os ouvidos escutaram, nem os olhos viram que um Deus, além de Vós, fizesse tanto em favor dos que n’Ele esperam. Vós saís ao encontro dos que praticam a justiça e recordam os vossos caminhos. Estais indignado contra nós, porque pecámos e há muito que somos rebeldes, mas seremos salvos. Éramos todos como um ser impuro, as nossas acções justas eram todas como veste imunda. Todos nós caímos como folhas secas, as nossas faltas nos levavam como o vento. Ninguém invocava o vosso nome, ninguém se levantava para se apoiar em Vós, porque nos tínheis escondido o vosso rosto e nos deixáveis à mercê das nossas faltas. Vós, porém, Senhor, sois nosso Pai e nós o barro de que sois o Oleiro; somos todos obra das vossas mãos. 
Palavra do Senhor. 




LEITURA II 1 Cor 1, 3-9 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios 
Irmãos: A graça e a paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus, em todo o tempo, a vosso respeito, pela graça divina que vos foi dada em Cristo Jesus. Porque fostes enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento; e deste modo, tornou-se firme em vós o testemunho de Cristo. De facto, já não vos falta nenhum dom da graça, a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele vos tornará firmes até ao fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor. 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Mc 13, 33-37 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!». 
Palavra da salvação. 




ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelas Igrejas e instituições da humanidade, 
tentadas pela rotina dos mesmos gestos, 
para que descubram os novos sinais que Deus lhes dá, 
oremos. 

2. Pelos bispos, presbíteros, diáconos e fiéis, 
enriquecidos em toda a palavra que vem de Cristo, 
para que vivam a fé em plenitude, 
oremos. 

3. Pelos homens que se desviam do verdadeiro caminho 
e pelos que deixam endurecer o coração, 
para que Deus rasgue os céus e Se lhes revele, 
oremos. 

4. Por todos os que perderam a esperança 
e por aqueles a quem ninguém serve de apoio, 
para que Deus lhes mostre a salvação, 
oremos. 

5. Pelos membros da nossa assembleia, 
para que Deus seja o oleiro que os modela 
com a sua Palavra e o seu Espírito, 
oremos.


Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes