III DOMINGO DO ADVENTO


LEITURA I Is 61, 1-2a.10-11 

Leitura do Livro de Isaías 
O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os corações atribulados, a proclamar a redenção aos cativos e a liberdade aos prisioneiros, a promulgar o ano da graça do Senhor. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça, como noivo que cinge a fronte com o diadema e a noiva que se adorna com as suas jóias. Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações. Palavra do Senhor. 




LEITURA II 1 Tes 5, 16-24 

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses 
Irmãos: Vivei sempre alegres, orai sem cessar, dai graças em todas as circunstâncias, pois é esta a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus. Não apagueis o Espírito, não desprezeis os dons proféticos; mas avaliai tudo, conservando o que for bom. Afastai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos santifique totalmente, para que todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. É fiel Aquele que vos chama e cumprirá as suas promessas. 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Jo 1, 6-8.19-28 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: «Quem és tu?». Ele confessou a verdade e não negou; ele confessou: «Eu não sou o Messias». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?». «Não sou», respondeu ele. «És o Profeta?». Ele respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?». Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?». João respondeu-lhes: «Eu baptizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar. 
Palavra da salvação. 



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Para que o Papa N., os bispos, presbíteros e diáconos 
e todos aqueles que anunciam o Evangelho,
tenham a fé e a coragem de João Baptista, 
oremos. 

2. Para que os fiéis, os catecúmenos e todos os homens, 
busquem a luz de Deus que brilha em Cristo 
e redescubram a novidade do Natal, 
oremos.

3. Para que o Espírito do Senhor, que tudo habita, 
faça exultar de alegria a terra inteira 
e encha o mundo de obras de paz e de justiça, 
oremos.

4. Para que os pobres, os doentes, os idosos, 
e aqueles que estão sozinhos e desanimados 
encontrem quem os ajude e reanime, 
oremos.

5. Para que o Deus da paz nos santifique totalmente, 
nos leve a afastarmo-nos de todo o mal 
e a viver em contínua acção de graças, 
oremos. 

Música-litúrgica

Pároco