Leituras dominicais de Ano B - Tempo do Natal


EPIFANIA DO SENHOR


LEITURA I Is 60, 1-6

Leitura do Livro de Isaías 
Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. Mas, sobre ti levanta-Se o Senhor e a sua glória te ilumina. As nações caminharão à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora. Olha ao redor e vê: todos se reúnem e vêm ao teu encontro; os teus filhos vão chegar de longe e as tuas filhas são trazidas nos braços. Quando o vires ficarás radiante, palpitará e dilatar-se-á o teu coração, pois a ti afluirão os tesouros do mar, a ti virão ter as riquezas das nações. Invadir-te-á uma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e Efá. Virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando as glórias do Senhor. 
Palavra do Senhor. 



LEITURA II Ef 3, 2-3a.5-6 


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios 
Irmãos: Certamente já ouvistes falar da graça que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelação, foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo. Nas gerações passadas, ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas: os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho. 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Mt 2, 1-12 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. 
Palavra da salvação. 





ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Pelos baptizados que vivem a sua fé, 
pelos que a abandonaram e esqueceram 
e por aqueles que nunca a praticaram, 
oremos ao Filho de Deus Pai. 

2. Pelos catecúmenos jovens e adultos, 
pelas crianças renascidas no Baptismo 
e por aquelas a quem ninguém fala de Deus, 
oremos ao Filho de Maria. 

3. Pelos cristãos que ajudam os mais pobres, 
pelos que levam os pesos dos mais fracos 
e pelos que não quebram a cana já fendida, 
oremos a Jesus, o Salvador. 

4. Pelos homens que se deixam guiar pelo Espírito, 
pelos que servem com amor a santa Igreja 
e por aqueles que não crêem em Deus, 
oremos a Jesus de Nazaré. 

5. Por todos os baptizados desta Paróquia, 
pelos que não vêm à nossa assembleia 
e por aqueles que o Pai chamou para o seu reino, 
oremos ao Messias do Senhor. 
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes