Leituras dominicais de Ano B - II Domingo da Quaresma



II DOMINGO DA QUARESMA


LEITURA I Gen 22, 1-2.9a.10-13.15-18 

Leitura do Livro do Génesis 
Naqueles dias, Deus quis pôr à prova Abraão e chamou-o: «Abraão!». Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse: «Toma o teu filho, o teu único filho, a quem tanto amas, Isaac, e vai à terra de Moriá, onde o oferecerás em holocausto, num dos montes que Eu te indicar. Quando chegaram ao local designado por Deus, Abraão levantou um altar e colocou a lenha sobre ele. Depois, estendendo a mão, puxou do cutelo para degolar o filho. Mas o Anjo do Senhor gritou-lhe do alto do Céu: «Abraão, Abraão!». «Aqui estou, Senhor», respondeu ele. O Anjo prosseguiu: «Não levantes a mão contra o menino, não lhe faças mal algum. Agora sei que na verdade temes a Deus, uma vez que não Me recusaste o teu filho, o teu filho único». Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro, preso pelos chifres num silvado. Foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto, em vez do filho. O Anjo do Senhor chamou Abraão do Céu pela segunda vez e disse-lhe: «Por Mim próprio te juro – oráculo do Senhor – já que assim procedeste e não Me recusaste o teu filho, o teu filho único, abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar, e a tua descendência conquistará as portas das cidades inimigas. Porque obedeceste à minha voz, na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra». 
Palavra do Senhor. 




LEITURA II Rom 8, 31b-34 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos 
Irmãos: Se Deus está por nós, quem estará contra nós? Deus, que não poupou o seu próprio Filho, mas O entregou à morte por todos nós, como não havia de nos dar, com Ele, todas as coisas? Quem acusará os eleitos de Deus, se Deus os justifica? E quem os condenará, se Cristo morreu e, mais ainda, ressuscitou, está à direita de Deus e intercede por nós? 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Mc 9, 2-10 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos. 
Palavra da salvação. 





ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Para que a nossa Diocese e as suas paróquias 
escutem a voz do Espírito que as convida 
a converterem-se claramente ao Evangelho, 
oremos. 

2. Para que na nossa pátria e em todo o mundo s
urjam homens responsáveis e decididos, 
que trabalhem pelo bem dos cidadãos, 
oremos. 

3. Para que os cristãos do Oriente e do Ocidente 
sejam homens e mulheres de fé como Abraão 
e obedeçam sempre à voz de Deus, 
oremos. 

4. Para que os doentes que estão em agonia 
acreditem no grande amor que Deus lhes tem 
e se entreguem nas mãos do Salvador, 
oremos. 

5. Para que os membros desta comunidade (paroquial) 
recebam a luz de Cristo transfigurado 
e vivam sempre na presença do Senhor, 
oremos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes