Leituras dominicais de Ano B- VI Domingo de Páscoa



VI DOMINGO DA PÁSCOA 



LEITURA I Actos 10, 25-26.34-35.44-48 

Leitura dos Actos dos Apóstolos 
Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio. Este veio-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés. Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou um simples homem». Pedro disse-lhe ainda: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável». Ainda Pedro falava, quando o Espírito desceu sobre todos os que estavam a ouvir a palavra. E todos os fiéis convertidos do judaísmo, que tinham vindo com Pedro, ficaram maravilhados ao verem que o Espírito Santo se difundia também sobre os gentios, pois ouviam-nos falar em diversas línguas e glorificar a Deus. Pedro então declarou: «Poderá alguém recusar a água do Baptismo aos que receberam o Espírito Santo, como nós?». E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Então, pediram-Lhe que ficasse alguns dias com eles. 
Palavra do Senhor. 




LEITURA II 1 Jo 4, 7-10 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Jo 15, 9-17 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros». 
Palavra da salvação. 





ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelas Igrejas do Norte e do Sul 
que confessam a ressurreição de Jesus Cristo 
e pelos cristãos que perderam a fé, 
oremos. 

2. Pelos governantes de todas as nações, 
pelos cidadãos que vivem com justiça 
e por aqueles que são vítimas inocentes, 
oremos. 

3. Pelos pagãos que se convertem ao Evangelho, 
pelos Judeus que ainda esperam o Messias 
e pelos adultos que se preparam para o Baptismo, 
oremos. 

4. Pelos discípulos que Jesus escolhe e envia, 
pelos que amam a Deus acima de tudo 
e por aqueles que dão a vida pelos amigos, 
oremos. 

5. Pelas crianças da primeira Comunhão, 
pelos jovens que se preparam para o casamento 
e pelos lares onde existe e cresce o amor, 
oremos. 
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes