Casa Velório

No passado sábado, dia 21 de Agosto 2010 foi benzida a nova casa velório de Porto de Mós, que ficará ao serviço de todos os portomosenses que em momentos de dor e pesar vierem a precisar deste equipamento social.
Eu, P. José Alves, como pároco, fiz a benção das instalações e aí celebrei a missa vespertina desse dia.

Este equipamento é de extrema importância para a vida social da nossa comunidade uma vez que a casa que servia em estas necessiadades não tinha as mínimas condições para a sua função. Esta casa velório servirá para aqueles que são oficialmente católicos e aqueles que o não são.

Por esta razão, esta nova casa velório, para além das comodidades do tempo presente, também foi equipada com um altar, crucifixo e as restantes alfaiais litúrgicas para nela se poder celebrar a missa de corpo presente por ocasião dos funerais.

Contudo, não integra, propriamente, uma capela para esse efeito mas trata-se de ter o equipamento necessário para dentro da mesma sala de velório aí se realizar as exéquias com a celebração da santa eucaristia. É de fácil percepção que não satisfará devidamente em algumas situações como por exemplo funerais com grande número de participantes, funerais que exigem um tratamento litúrgico mais cuidado ou funerais que tenham a participação de um grupo coral com muitos elementos etc.

Muitas das pessoas que vão aos funerais não participam na celebração litúrgica e ficam cá fora à espera que as cerimónias acabem. Contudo, não é bom que se impeça as pessoas que queiram participar, por falta de espaço ou por outras razões.

Assim, em alguns casos, a celebração terá de ser realizada num local mais apropriado como por exemplo as Igrejas da nossa Vila.

O problema que várias pessoas me tem colocado é saber quais as exéquias devem ser realizadas na casa velório e quais devem ser realizados na Igreja paroquial.

Quanto a esta questão, eu como pároco não tenho qualquer intervenção na escolha. Essa escolha caberá exactamente à família que consoante o número de participantes que prevejam estar presente, irão decidir e comunicar publicamente qual o local para a celebração das referidas exéquias. Enquanto pároco, é-me indeferente celebrar na própria casa velório ou celebrar numa das Igrejas Paroquiais. Portanto, deixo a quem de direito essa resolução.



Fotos da benção da casa mortuária:






Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes