Ano A Leituras Dominicais IX Domingo Tempo Comum 06/03/2011

 IX DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA I Deut 11, 18.26-28.32

Leitura do Livro do Deuteronómio

Moisés falou ao povo dizendo:
«As palavras que eu vos digo, gravai-as no vosso coração e na vossa alma, atai-as à mão como um sinal e sejam como um frontal entre os vossos olhos. Ponho hoje diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos prescrevo; a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, afastando-vos do caminho que hoje vos indico, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. Portanto, procurai pôr em prática todos os preceitos e normas que hoje vos proponho».
Palavra do Senhor.


LEITURA II Rom 3, 21-25a.28

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos: Independentemente da Lei de Moisés, manifestou-se agora a justiça de Deus, de que dão testemunho a Lei e os Profetas; porque a justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os crentes. De facto não há distinção alguma, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus; e todos são justificados de maneira gratuita pela sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus, que Deus apresentou como vítima de propiciação, mediante a fé, pelo seu sangue, para manifestar a sua justiça. Na verdade, estamos convencidos de que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO Mt 7, 21-27
 
A casa edificada sobre a rocha e a casa edificada sobre a areia
Jesus de novo afirma, na continuação da linguagem da primeira leitura, que o homem de fé, que se diz crente na palavra de Deus, há-de procurar viver dessa mesma fé, e não se contentar com ter na boca o nome do Senhor; é preciso que o tenha no coração, que logo o manifestará em toda a sua vida. Doutro modo, viverá de ilusão, e a oração que porventura venha a fazer não passará de palavras sem grande sentido.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Muitos Me dirão no dia do Juízo: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos e em teu nome que expulsámos demónios e em teu nome que fizemos tantos milagres?’ Então lhes direi bem alto: ‘Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade’. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».
Palavra da salvação.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes