Vigararia de Porto de Mós encontra-se com o Sr. Bispo




 



No dia 5 de Dezembro a vigararia de Porto de Mós realizou o encontro anual com o Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas das doze paróquias da vigararia.
O encontro foi realizado das 21:00h às 23:00h na cripta da Igreja Paroquial de Mira de Aire e começou com uma oração e com a palavra inicial do Sr. Bispo.
Este ano foi designado pelo S.to Padre Bento XVI como o ano da fé para comemorar os cinquenta anos do início do último Concílio da Igreja Católica. Por esta razão o tema do encontro foi precisamente o Concílio Vaticano II.  Para este encontro aberto a todas as pessoas foram particularmente convidados os colaboradores directos da Igreja, nomeadamente membros dos movimentos e litúrgicos-pastorais.
O Sr. Bispo falou da importância do Concílio para a vivência da fé nos dias de hoje. Disse que o Concílio não foi fazer uma Igreja diversa da que existia antes do Concílio mas fazer com que a mesma respondesse às novas necessidades das pessoas do tempo presente. Portanto, tratou-se de uma actualização na maneira de viver e expressar a fé. Referiu ainda que foi o Concílio que possibilitou à Igreja abrir-se ao mundo e fazer compreender que esta Igreja é um povo que caminha, feito por todas as pessoas que queiram caminhar com Ela para Jesus Cristo, salvador do mundo.
Depois da apresentação do Sr. Bispo foi visionado um pequeno filme sobre o modo como decorreu o Concílio e algumas consequências imediatas na ação pastoral da Igreja.
Seguiu-se a presentação do Padre Dr. Adelino Guarda que centralizou a sua reflexão no impacto actual que o Concílio deve ter na vida cristã, nomeadamente as constituições dogmáticas da Dei Verbum,  Lumem Gentium, Sacrosanctum Concilium e a Gaudium et Spes. Referiu ainda que a Igreja é fundada sobre a pedra que é Pedro porque foi Jesus que lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16:18). Por isso, a Igreja tem de continuar a ser apostólica. Os cristão não podem esquecer que todos os domingos rezam o credo na missa dominical e que nele dizem: “Creio na Igreja una, santa católica e apostólica”. É esta Igreja que todos temos de continuar a ser nos dias de hoje.
Na última parte do encontro o P. José Alves fez uma apresentação da avaliação que foi feita por parte das diversas assembleias paroquias sobre o projecto de pastoral que foi realizado desde o ano 2005 até ao actual ano de 2012. Ano após ano, foram recordados os temas e lemas bem como os eventos realizados de maior importância frutos da concretização do projecto pastoral. A conclusão foi de que se cresceu em muitos aspectos nomeadamente no acolhimento, no serviço de apoio social, na organização da catequese e na liturgia, na participação mais activa e consciente dos fiéis. Também foram apresentados alguns aspectos em que se verificou não se ter caminhado como seria desejável nomeadamente na constituição e bom funcionamento dos Conselhos Pastorais Paroquiais e a pouca participação nos encontros do Retiro Popular.
Para terminar o encontro os quarentões de Mira de Aire que se desdobram em actividades na preparação das próximas festas natalícias ofereceram aos presentes um muito doce e saboroso convívio.
P. José Alves
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes