Leituras Dominicais de 17 de Fevereiro de 2013

I DOMINGO DA QUARESMA

LEITURA I Deut 26, 4-10

Leitura do Livro do Deuteronómio

Moisés falou ao povo, dizendo: «O sacerdote receberá da tua mão as primícias dos frutos da terra e colocá-las-á diante do altar do Senhor teu Deus. E diante do Senhor teu Deus, dirás as seguintes palavras: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egipto com poucas pessoas, e aí viveu como estrangeiro até se tornar uma nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios maltrataram-nos, oprimiram-nos e sujeitaram-nos a dura escravidão. Então invocámos o Senhor Deus dos nossos pais e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. O Senhor fez-nos sair do Egipto com mão poderosa e braço estendido, espalhando um grande terror e realizando sinais e prodígios. Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor’. Então colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostrarás diante do Senhor teu Deus».
Palavra do Senhor.




LEITURA II Rom 10, 8-13

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos: Que diz a Escritura? «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». Esta é a palavra da fé que nós pregamos. Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação. Na verdade, a Escritura diz: «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido». Não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que O invocam. Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Palavra do Senhor.




EVANGELHO Lc 4, 1-13

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’». O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que Te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.
Palavra da salvação.



ORAÇÃO DOS FIÉIS

Caríssimos irmãos e irmãs:
Oremos pela Igreja, pelo mundo e por nós próprios,
para que saibamos resistir a Satanás,
respondendo-lhe com as palavras de Jesus,
e digamos (ou: e cantemos), humildemente:


R. Kýrie, eléison.
Ou: Renovai, Senhor, o vosso povo.
Ou: Senhor, tende piedade de nós.


1. Pelo Papa N. e pelos bispos a ele unidos,
para que a Palavra, que é viva e eficaz,
os sustente, os encoraje e lhes dê força,
oremos, irmãos.


2. Por todos aqueles que são tentados pelo poder,
pelo dinheiro, pela violência e pela maldade,
para que lhes saibam resistir com fortaleza,
oremos, irmãos.


3. Pelos emigrantes e estrangeiros maltratados
e pelos que vivem errantes e sem pátria,
para que o Senhor os defenda dos perigos,
oremos, irmãos.


4. Por todos os homens e mulheres que crêem em Deus
e pelos que O procuram de todo o coração,
para que só a Ele sirvam e a Ele se entreguem,
oremos, irmãos.


5. Pelos cristãos e movimentos da Paróquia,
para que se deixem conduzir pelo Espírito,
na oração, no perdão mútuo, no amor aos pobres,
oremos, irmãos.


(Outras intenções: catecúmenos adultos; grandes problemas mundiais ...).


Escutai, Pai santo, as súplicas dos vossos filhos,
que Vos querem servir e adorar,
e, em comunhão com Jesus, que foi tentado,
permiti que saibamos proclamar
que só Vós sois nosso Deus e nosso Pai.
Por Cristo, nosso Senhor.




Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes