Leituras de 26 de Maio de 2013

DOMINGO DE SANTÍSSIMA TRINDADE


LEITURA I Prov 8, 22-31


Leitura do Livro dos Provérbios

Eis o que diz a Sabedoria de Deus: «O Senhor me criou como primícias da sua actividade, antes das suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui formada, desde o princípio, antes das origens da terra. Antes de existirem os abismos e de brotarem as fontes das águas, já eu tinha sido concebida. Antes de se implantarem as montanhas e as colinas, já eu tinha nascido; ainda o Senhor não tinha feito a terra e os campos, nem os primeiros elementos do mundo. Quando Ele consolidava os céus, eu estava presente; quando traçava sobre o abismo a linha do horizonte, quando condensava as nuvens nas alturas, quando fortalecia as fontes dos abismos, quando impunha ao mar os seus limites para que as águas não ultrapassassem o seu termo, quando lançava os fundamentos da terra, eu estava a seu lado como arquitecto, cheia de júbilo, dia após dia, deleitando-me continuamente na sua presença. Deleitava-me sobre a face da terra e as minhas delícias eram estar com os filhos dos homens».
Palavra do Senhor.




LEITURA II Rom 5, 1-5


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos: Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Mais ainda, gloriamo-nos nas nossas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz a constância, a constância a virtude sólida, a virtude sólida a esperança. Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Palavra do Senhor.




EVANGELHO Jo 16, 12-15

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».
Palavra da salvação.




ORAÇÃO DOS FIÉIS


Caríssimos irmãos e irmãs:
Oremos a Deus Pai todo-poderoso,
por intercessão de seu Filho, nosso Salvador,
e na força do Espírito Santo, que nos foi dado,
dizendo (ou: cantando), cheios de confiança:
 
R. Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.
Ou: Senhor, Pai Santo, escutai-nos.
Ou: Ouvi, Senhor, a nossa súplica.
 
1. Pela santa Igreja de Deus verdadeiro,
que se estende por todo o universo,
para que seja revelação do seu mistério,
oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
 
2. Pelos homens ofendidos e humilhados
e pelos que sofrem a doença e a solidão,
para que encontrem quem os ajude,
oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
 
3. Por todos os que, como nós, adoram o Deus único,
especialmente os Judeus e os Muçulmanos,
para que o Espírito os leve à verdade plena,
oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
 
4. Por aqueles a quem Deus dá a sabedoria
de verem no homem quase um ser divino,
para que defendam e promovam a sua dignidade,
oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
 
5. Pelas famílias da nossa comunidade (paroquial),
para que a Palavra e o Pão da vida
as façam crescer na unidade,
oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
 
(Outras intenções: todas as famílias da paróquia; nossos familiares defuntos...).
 
Pai santíssimo, que criastes o universo
e por Jesus Cristo, vosso Filho e Deus convosco,
nos enviastes o Espírito da verdade,
ouvi as orações do vosso povo
e alegrai-nos com a vossa salvação.
Por Cristo, nosso Senhor.



Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes