Leituras de 8 de Setembro de 2013


 
XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURA I Sab 9, 13-19 (gr. 13-18b)

Leitura do Livro da Sabedoria

Qual o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Quem pode sondar as intenções do Senhor? Os pensamentos dos mortais são mesquinhos e inseguras as nossas reflexões, porque o corpo corruptível deprime a alma e a morada terrestre oprime o espírito que pensa. Mal podemos compreender o que está sobre a terra e com dificuldade encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem poderá então descobrir o que há nos céus? Quem poderá conhecer, Senhor, os vossos desígnios, se Vós não lhe dais a sabedoria e não lhe enviais o vosso espírito santo? Deste modo foi corrigido o procedimento dos que estão na terra, os homens aprenderam as coisas que Vos agradam e pela sabedoria foram salvos.
Palavra do Senhor.



LEITURA II Flm 9b-10.12-17

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo a Filémon

Caríssimo: Eu, Paulo, prisioneiro por amor de Cristo Jesus, rogo-te por este meu filho, Onésimo, que eu gerei na prisão. Mando-o de volta para ti, como se fosse o meu próprio coração. Quisera conservá-lo junto de mim, para que me servisse, em teu lugar, enquanto estou preso por causa do Evangelho. Mas, sem o teu consentimento, nada quis fazer, para que a tua boa acção não parecesse forçada, mas feita de livre vontade. Talvez ele se tenha afastado de ti durante algum tempo, a fim de o recuperares para sempre, não já como escravo, mas muito melhor do que escravo: como irmão muito querido. É isto que ele é para mim e muito mais para ti, não só pela natureza, mas também aos olhos do Senhor. Se me consideras teu amigo, recebe-o como a mim próprio.
Palavra do Senhor.



EVANGELHO Lc 14, 25-33

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-Se e disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, desejando construir uma torre, não se senta primeiro a calcular a despesa, para ver se tem com que terminá-la? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, se mostre incapaz de a concluir e todos os que olharem comecem a fazer troça, dizendo: ‘Esse homem começou a edificar, mas não foi capaz de concluir’. E qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro a considerar se é capaz de se opor, com dez mil soldados, àquele que vem contra ele com vinte mil? Aliás, enquanto o outro ainda está longe, manda-lhe uma delegação a pedir as condições de paz. Assim, quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo».
Palavra da salvação.



ORAÇÃO DOS FIÉIS 


1. Pela santa Igreja católica e por todos os seus filhos,
pelos que procuram a Cristo noutras comunidades
e por todos os homens sinceros que ainda O não conhecem,
oremos, irmãos.

2. Pelos presbíteros ao serviço do povo cristão,
pelos fiéis que desejam imitar Jesus em pobreza e castidade
e pelos que tomam a sua cruz e O seguem,
oremos, irmãos.

3. Pelos homens preocupados com a justiça,
pelos que se consagram à investigação da verdade
e pelos que têm de fazer escolhas decisivas,
oremos, irmãos.

4. Pelos que vivem sobrecarregados de trabalho,
pelos que procuram um amigo que os acolha
e pelos casais cristãos em dificuldade,
oremos, irmãos.

5. Pelos que, entre nós, estão mais tristes,
por nós próprios e pelas nossas famílias
e pelos que mais precisam da nossa oração,

oremos, irmãos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes