Leituras de dia de Natal - 25/12/2014


MISSA DO DIA DE NATAL

LEITURA I Is 52, 7-10 

Leitura do Livro de Isaías 

Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «O teu Deus é Rei». Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião. Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém. O Senhor descobre o seu santo braço à vista de todas as nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. 
Palavra do Senhor. 



LEITURA II Hebr 1, 1-6 

Leitura da Epístola aos Hebreus 

Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Sendo o Filho esplendor da sua glória e imagem da sua substância, tudo sustenta com a sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade no alto dos Céus e ficou tanto acima dos Anjos quanto mais sublime que o deles é o nome que recebeu em herança. A qual dos Anjos, com efeito, disse Deus alguma vez: «Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei»? E ainda: «Eu serei para Ele um Pai e Ele será para Mim um Filho»? E de novo, quando introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: «Adorem-n’O todos os Anjos de Deus». 
Palavra do Senhor. 



EVANGELHO – Forma longa Jo 1, 1-18 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele, exclamando: «É deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer. 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO DOS FIÉIS


1. Pelas Igrejas do Oriente e do Ocidente,
para que revelem e anunciem em toda a parte
que Jesus é o Verbo eterno de Deus Pai,
oremos ao Senhor.

2. Por todos os responsáveis das nações,
para que unam os seus esforços e vontades
em favor da paz e do progresso em toda a terra,
oremos ao Senhor.

3. Pelos estrangeiros que moram entre nós,
para que sejam respeitados na sua dignidade
e encontrem mãos amigas que os acolham,
oremos ao Senhor.

4. Pelos pais que vivem na tristeza
e pelos filhos que cresceram sem amor,
para que Deus lhes dê a paz e a alegria,
oremos ao Senhor.

5. Por todos nós que celebramos o Natal,
para que Jesus nos guarde em sua graça
e nos torne mais atentos uns aos outros,
oremos ao Senhor.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes