Quadro estatístico de Baptismos, casamentos e funerais católicos

Neste quadro estão contabilizados todos os baptismos, casamentos e funerais realizados em Porto de Mós, somando-se tanto os da paróquia de S.João como os de S. Pedro. 


Quadro comparativo do número de baptismos desde o ano 2000.

Como se pode verificar, há uma ligueira descida da média de baptismos que, certamente, também terá uma parte de conrespondência com a diminuição da taxa de natalidade que se verifica em toda a população portuguesa. Mas, certamente, também terá uma componente que será devida a cada vez mais crianças não serem  baptizadas nos primeiros anos de vida. 
Podemos verificar também que a diminuição dos baptismo desde o ano 2000 é cerca de dez baptismo no total. De cerca 60 por ano passamos agora para 49 nos últimos dois anos tendo-se já verificado alguns anos com 48 e 45 baptismos. Portanto, a tendência é de continuar a diminuir nos próximos anos não se estando ainda numa situação de recuperação da taxa de baptizados, talvez, esperemos,  no início de alguma estabelização.




No quadro dos casamentos católicos o que se verifica é que a diminuição dos casamentos por ano tem sido acentuada de modo que nos primeiros anos verificaram-se cerca de 25 casamentos como média e nos últimos anos cerca de 10 casamentos.

Portanto a diminuição foi superior a mais de metade. Sabemos também que a taxa de casamentos civis diminui, mas certamente em menor percentagem pois não se pode fazer nenhum casamento religioso sem se fazer o casamento civil mas fazem-se muitos casamentos civis sem casamento religioso.

Penso que há um outro dado a reter aqui, que não está expresso neste dados mas que por experiência própria se vai verificando cada vez mais que é o seguinte: muitos casais optam por nao fazer o casamento católico nem o casamento civil. As razões dessa opção ´serão várias mas não as poderemos aqui analisar.

A tendência da redução de casamentos, estatísticamente,  não tem nenhum sinal de estabelização ou de alteração da tendência. Pelo que, provavelmente, os casamentos irão continuando a diminuir por mais alguns anos.




Quanto ao número de funerais o que primeiramente há a dizer é que estes números podem não conresponder ao número efectivo de óbitos dos habitantes da paróquias de Porto de Mós. Temos conhecimento que houve um ou outro óbito que não teve funeral religioso católico. Contudo, são tão poucos esses que poderemos afirmar com um grau de erro baixíssimo que o número médio de funerais católicos corresponde ao número médio de óbitos.

Quando ao quadro o que se verifica é que a média tem sido linear. Tem havido anos com relativamente mais mortos e outros com menos mas a média tem-se mantido inalterável. Podemos dizer que a médias de




Análise da autoria do pároco sem qualquer pretensão científica mas resultante de uma simples e imediata apreciação dos dados expostos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes