Assembleia Diocesana!




Caríssimos Diocesanos,
Irmãos e irmãs em Cristo,

Vamos iniciar um novo ano pastoral sob o lema “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus” e com o objetivo de “mostrar o relevo das aparições de Fátima para a vida cristã e eclesial”. Insere-se no biénio pastoral iniciado no passado ano e dedicado ao aprofundamento da relação com a Virgem Maria na nossa vida cristã, à luz das Aparições de Fátima. Com tal objetivo, ofereci-vos a carta pastoral “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”.

Venho, por este meio, convocar os fiéis da Diocese para uma ASSEMBLEIA, que terá lugar na tarde do domingo, 2 de outubro, no ginásio do Seminário-Centro Pastoral Diocesano, em Leiria. Com ela, em comunhão visível, celebramos juntos o Dia da Igreja Diocesana, fazemos a abertura solene do novo ano, apresentando o tema geral e o programa comum, e louvamos a Virgem Maria, mãe de Jesus e nossa mãe.

Convido especialmente: os padres, o Conselho Pastoral Diocesano, os membros dos Serviços e organismos diocesanos, as direções dos Movimentos, Associações e Obras, os superiores ou representantes das comunidades religiosas masculinas e femininas, as direções dos Institutos Seculares e Novas Comunidades, os membros dos conselhos pastorais paroquiais, catequistas, ministros da comunhão e outros fiéis colaboradores na vida e missão da Igreja diocesana.

O programa será o seguinte:
    15h30 | Acolhimento, oração, intervenções (Padre Carlos Cabecinhas sobre a Mensagem de Fátima e suas implicações pastorais; Irmã Ângela Coelho sobre a espiritualidade dos Pastorinhos) e momentos musicais;
    17h30 | Intervenção do Senhor Bispo;  
    18h00 | Canto do hino Akathistos, em louvor da Virgem Maria, na igreja do Seminário.

Haverá também espaço e atividades de ocupação de crianças, de modo que os pais possam participar tranquilos no programa.

Neste ano, o programa não inclui a celebração da Missa, pois se entendeu que todos têm a possibilidade de nela participar nas suas comunidades. Recomendo, aliás, o melhor empenho na preparação, celebração e vivência da Eucaristia nesse dia, aproveitando as sugestões do Departamento Diocesano de Liturgia, enviadas com esta convocatória.

Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana, promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja. Reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores para vos acompanharem.

Peço a todos grande confiança em Deus e o melhor empenho na ação pastoral neste novo ano.

Nossa Senhora de Fátima, mãe de ternura e de misericórdia, a todos proteja e guie.

† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes