Santa Casa da Misericórdia

No dia 10 de Setembro, celebraram-se os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós. Foi durante a tarde de Sábado nas instalações da Instituição 5 vezes centenária.

As cerimónias contaram com a presença de diversas autoridades locais e convidados, num total de cerca de 50 pessoas. O início da comemoração consistiu no descerramento de um monumento comemorativo dos quinhentos anos da Santa Casa da Misericórdia colocado em frente do lar da Instituição.

Seguiu-se a sessão solene no Jardim de Infância da mesma Instituição. Nesta sessão a presidência foi dada ao Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Contou ainda com ilustres intervenções de:

- Presidente do Instituto Segurança Social, Dr. Rui Fiolhais;
- Presidente da ARS Centro Dr. José Manuel Azenha Tereso;
- Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eng. João Salgueiro;
- Representante da União das Misericórdias Portuguesas;
- Historiador Dr. Kevin Soares
- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, Dr. Paulo Carreira.

Estas intervenções foram todas muito ricas em elogios à instituição pelo 500 anos de trabalho, de esforço constante, por ultrapassar as dificuldades e as vicissitudes da história. Mais importante do que os elogios foi o incentivo e a perspectiva de futuro que foi apresentada por todos. Repetiu-se largamente que a Santa Casa da Misericórdia é uma Instituição de futuro, para o futuro e com futuro.

Assim esperamos e desejo que todos se comprometam na construção desse futuro.

Seguiu-se um jantar solene no espaço mais emblemático da vila de Porto de Mós, o castelo.

A Santa Casa de Misericórdia está de parabéns pelos 500 anos da sua existência e por esta comemoração. Foi pena que tão belo, solene e grandioso evento não tenha sido aberto a mais participantes. Parabéns e um futuro muito frutuoso na vivência das 14 obras de misericórdia que outrora inspiraram a criação desta casa e que a devem continuar a inspirar na sua identidade solidária e fraterna.

Bem hajam

P. José Alves






Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes