Via-Sacras de Rua - paróquia de Porto de Mós (S.Pedro e S. João)

A exemplo de anos anteriores na paróquia de Porto de Mós fez-se durante todas as sextas-feiras e todos os domingos da quaresma uma via-sacra de rua.

Este ano a paróquia organizou 12 via-sacras. Começando sempre num local de culto, igreja ou capela, e terminando na seguinte, de modo a percorrer todas as capelas e Igrejas da paróquia. Este ano, por ser o centenário das aparições de Nª Senhora de Fátima no quinto domingo da quaresma foi feita uma desde o santuário até aos Valinhos em Fátima, juntamente com o movimento carismático. A terminar estas via-sacras foi também realizada a via-sacra em bicicleta na ecopista de Porto de Mós, no domingo de Ramos que este ano contou com 38 biciclistas.

Estas via-sacra foram feitas sempre com a participação de muitas paroquianos principalmente naquela que mais perto passou pela sua casa. Houve outros paroquianos que entre as suas penitências quaresmais incluiram a de participar em todas estas via-sacras.

Sem dúvida que foram momentos muito intensos e muitas pessoas, mesmo algumas que raramente participam na missa dominical, fizeram uma experiência de fé e de devoção que os marcou para a sua própria vida. As ruas foram iluminadas por muitas velas e muitos altares foram erguidos à beira do caminho. A ressonância destas via-sacras foi muito positiva.

Desejo que o essencial também seja feito por todos os que participaram nestas via-sacras. E o essencial é que nos unamos a Jesus crucificado e morto na cruz para também podermos estar unidos a Ele na Ressurreição.

Bem hajam a todos os que participaram e a todos os que prepararam velas, altares e leram as diversas estações, nomeadamente alguns grupos de catequese e os escuteiros. A todos uma boa páscoa!

Ficam algumas fotos para memória futura:
















Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes