XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM



LEITURA I Ex 22, 20-26 

Leitura do Livro do Êxodo
Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro, nem o oprimirás, porque vós próprios fostes estrangeiros na terra do Egipto. Não maltratarás a viúva nem o órfão. Se lhes fizeres algum mal e eles clamarem por Mim, escutarei o seu clamor; inflamar-se-á a minha indignação e matar-vos-ei ao fio da espada. As vossas mulheres ficarão viúvas, e órfãos os vossos filhos. Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, ao pobre que vive junto de ti, não procederás com ele como um usurário, sobrecarregando-o com juros. Se receberes como penhor a capa do teu próximo, terás de lha devolver até ao pôr do sol, pois é tudo o que ele tem para se cobrir, é o vestuário com que cobre o seu corpo. Com que dormiria ele? Se ele Me invocar, escutá-lo-ei, porque sou misericordioso».
Palavra do Senhor.  




LEITURA II 1 Tes 1, 5c-10 


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo
aos Tessalonicenses
Irmãos: Vós sabeis como procedemos no meio de vós, para vosso bem. Tornastes-vos imitadores nossos e do Senhor, recebendo a palavra no meio de muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo; e assim vos tornastes exemplo para todos os crentes da Macedónia e da Acaia. Porque, partindo de vós, a palavra de Deus ressoou não só na Macedónia e na Acaia, mas em toda a parte se divulgou a vossa fé em Deus, de modo que não precisamos de falar sobre ela. De facto, são eles próprios que relatam o acolhimento que tivemos junto de vós e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos Céus o seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livrará da ira que há-de vir.
Palavra do Senhor.  




EVANGELHO Mt 22, 34-40 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Jesus respondeu: «‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito’. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo, porém, é semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas».
Palavra da salvação.  



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelo Papa N., pelos bispos e presbíteros, pelos diáconos e fiéis,
para que se entreguem, com ardor e sem descanso,
ao serviço do Deus vivo e da sua Palavra,
oremos.


2. Pelos povos onde a guerra parece não ter fim
e pelas famílias onde já não há amor,
para que Deus lhes renove a esperança,
oremos.


3. Pelos pobres, os explorados e os órfãos
e por aqueles que a sociedade põe de lado,
para que encontrem quem os ame e os acolha,
oremos.


4. Pelos homens e mulheres não violentos,
para que Deus seja a sua força
nos combates que tiverem de travar,
oremos.


5. Pela nossa assembleia dominical,
para que a Palavra que nela escutámos
nos leve a falar e a viver como Jesus,
oremos.

Música-litúrgica

Pároco