Peregrinação à Catedral de Leiria - 7 de Janeiro de 2018

Peregrinação à Catedral de Leiria da

Ontem dia 07 de Janeiro de 2018, a Vigariaria de Porto de Mós fez a sua Peregrinação à cidade de Leiria, mais propriamente à Sé Catedral de Leiria, a convite do Senhor Bispo D. António Marto.
Partimos de Porto de Mós, pela manhã cedo, para realizarmos algumas actividades com as crianças e adolescentes da catequese.
Tínhamos á nossa espera um “Peddigrejas”, que realizámos por grupos /anos de catequese, assim como também os escuteiros.
Percorremos variadíssimos locais /Igrejas, onde tomámos conhecimento de três grandes aspectos de cada um dos locais:

Os locais que visitámos, foram:
Igreja do Seminário
Museus
Sé Catedral de Leiria
Depois desta manhã de aventura, fomos em direcção ao Seminário Diocesano, pois era aí o local de encontro de todos os grupos de todas as freguesias da Vigariaria de Porto de Mós, para partilharmos os nossos almoços num alegre e divertido convívio.
Espalhámo-nos por vários locais do exterior do Seminários, para aí estarmos a conviver até à hora do Teatro.

Fomos à hora marcada para o ginásio do Seminário para assistirmos ao Teatro intitulado “O Mensageiro” que nos deu algumas explicações das dificuldades que existiram há cem anos atrás por causa da Restauração da Diocese de Leiria, chamando a atenção dos principais intervenientes nesse trabalho.
Foi muito bem conseguida essa apresentação, sem exageros, mas leve o suficiente para que as crianças e adultos memorizassem, que pequenos actos se podem transformar em grandes resultados. Temos que agradecer ao Grupo “Teatro Olaré”, de Serro Ventoso.

Depois fizemos a caminhada até à Sé Catedral de Leiria, que correu bem, apesar da Policia querer que fossemos por um roteiro e a maioria optou por outro, mas a meio entendemo-nos e correu tudo como planeado.

Ao chegarmos à Sé, estava à nossa espera o Senhor Bispo de Leiria, D. António Marto.
Éramos cerca de 500 pessoas, aproximadamente. Só crianças das catequese, eram quatro autocarros, mais cerca de 50 catequistas, os pais e familiares e outros fieis que se deslocaram em carros próprios, não esquecendo o Agrupamento de Escuteiros 370 de Porto de Mós.

O Padre José Alves em nome de todos cumprimentou o Senhor Bispo e seguidamente também o Senhor Bispo deu as boas vindas, fazendo de imediato uma entrada solene, com bandeiras e estandartes das diversas paróquias.
Durante alguns minutos ouvimos o Pároco da Sé Catedral a dar todas as explicações muito pormenorizadas acerca da Sé e de alguma destruição, aquando da passagem por cá dos Franceses.
Passado pouco tempo, deu-se inicio à Celebração Solene de Eucaristia, presidida pelo Senhor Bispo D. António Marto e concelebrada pelos párocos das freguesia da vigariaria de Porto de Mós.
Correu de forma muito ordeira e com muito respeito, pois nem as crianças pareciam estar cansadas.
Esta celebração, foi animada com as vozes divinais e instrumentais de Alvados.
Os últimos agradecimentos vão para o Senhor Padre José Alves e colegas que se esforçaram para que na organização deste acto nada falhasse.
Por fim regressámos a casa, cientes de que valeu a pena este dia e todas estas descobertas e experiências.
José Carlos Vala

Alguns testemunhos dos catequistas da nossa paróquia:
_______________________________________________________

Dia 07 de Janeiro 2018

Visita ás igrejas em Leiria

Percurso 2 – 4º Ano – Gabriela Vieira

IGREJA DA MISERICÓRDIA

Nomeada por Igreja da Misericórdia por ter sido propriedade da Santa Casa Da Misericórdia de Leiria.

Esta foi uma sinagoga, depois igreja onde conviveram a religião cristã, judaica e islâmica.
Este monumento tem uma pintura interessante, e imagens com traços marcantes .

IGREJA DE SÃO FRANCISCO

Embora a Igreja estivesse para fechar, ainda deu para ver as pinturas murais de grande interesse.

Não entrei na Igreja do Espírito Santo porque estava a ser celebrada a missa e os miúdos têm tendência a fazer barulho.

De um modo geral foi uma boa iniciativa, as crianças gostaram do Pedi-igrejas, ficaram animadas, foi diferente.

O teatro é uma forma de transmitir a importância do passado no presente. Uma forma de comunicar ideias, filosofias, acontecimento, e de dar a conhecer o passado. Pelo que o momento teatral deu um grande impacto nas crianças ( claro nas que perceberam o que foi ali mostrado ).

A missa na Sé, foi muito bonita, a presença do Senhor Bispo alegrou as crianças, o coro teve uma performance excecional, com musica suave, todos  cantaram pianinho. Uma missa muito bonita,

É bom podermos dar graças ao Senhor com tanta alegria

Um Bem-haja.

Atenciosamente

Gabriela Vieira

_______________________________________________________

Centenário da Restauração da Diocese – 1918-2018

Peregrinação à Catedral – Vigararia de Porto de Mós

Pedigrejas pela cidade de Leiria
 Sobre a nossa visita aos monumentos identificados no pedigrejas, foi-nos levado a perceber
a importância de, preservar os monumentos, não apenas pelo seu valor arquitectónico ou histórico, mas também pelo significado que têm para a comunidade em que estamos inseridos, para nossa formação e identidade cultural. Sendo o Património responsável pela continuação histórica de um povo. ( Tão bem representado pelo Grupo de Teatro )

O Convívio e partilha do lanche, aprendizagem histórica /cultural, das gargalhadas, das centenas de fotos, das pessoas com quem cruzamos pelo caminho, da viagem no autocarro, fizeram com que todos ficasse-mos de coração e cheio.
E finalmente a Eucaristia na nossa Catedral, momento de concentração e de paz para todos, presidida pelo nosso querido Bispo, D. António Marto que, co é habitual, tão bem nos acolheu.
7 º Ano de Catequese de Porto de Mós

Centenário da Restauração da Diocese – 1918-2018
Peregrinação à Catedral – Vigararia de Porto de Mós
Pedigrejas pela cidade de Leiria

7 º Ano de Catequese de Porto de Mós

____________________________________________________

Boa noite a todos,

Hoje tivemos uma aventura de levar 23 crianças a passear por Leiria e seus monumentos... que sem dúvida são numerosos e precisam de ter quem os admire.
Temos, todos nós responsabilidade neste assunto.

Tivemos de nos dividir em 2 grupos e a sorte ditou-nos o percurso para os mais novos - N. Sra da Encarnação, que infelizmente estava fechada e só serviu para uma bela vista sobre a cidade e o percurso fez-nos  conseguir o aquecimento das cento e muitas escadas até ao topo.

O 2º grupo, dos mais velhos, foi até ao Castelo, passando previamente pelo edifício da GNR, Igreja de Sº Estevão, Igreja S. Pedro(2ºlocal da Sé) e Igreja da Pena no Castelo(1º local da Sé). No final, no caminho de volta ao seminário, passamos pela actual Sé de Leiria, onde tiramos a foto que junto.

Percurso feito e cumprido o protocolo, conseguimos visitar ainda a lindíssima Igreja da Misericórdia, que sem dúvida merece uma visita em família e com muita calma para apreciar as belezas expostas.
Seguimos ao Museu onde apreciamos a  exposição, muito criativa e muito séria quer dos temas, quer das fotos de reflexão.
A par de lindíssimos quadros antigos temos fotos de grande valor e de grande conteúdo.
Sem juízos de valor, mas com imagens antigas de fundo, proporcionou-me os momentos de fortes emoções.

Seguimos para o seminário pois a hora já estava adiantada e era necessário comer para seguir-se um teatro muito bem conseguido de explicação das dificuldades de há cem anos e da restauração da diocese de Leiria. Muito bem conseguida, sem exageros, mas leve o suficiente para facilmente crianças e adultos memorizarem, que pequenos atos se transformam em grandes resultados.
A ida para a Sé de todos tornou-se aventura da policia, dado que somos criativos e não seguimos o planeado. Sem stress reviu-se a rota e a cidade recebeu-nos.
Com as vozes divinais de Alvados, dedicamos a missa a todos os qua ali se encontraram e agradecemos ter vivido esta peregrinação.
Obrigado padre José por nos ter levado a ir. Gostamos e voltaríamos a fazê-lo.

Manuela - Fonte do Oleiro
____________________________________________________

Bom dia,
Informo que da parte do 3º ano da catequese de Porto de Mós tanto os meninos como nós catequistas gostamos muito. As crianças acharam muita piada ao teatro e pessoalmente gostei muito da homilia do Sr. Bispo. Penso que foi uma nota positiva também para a entrega de informação que disponibilizaram sobre a história das igrejas.
Obrigada,
Teresa Maximiano
Porto de Mós

O grupo do 3º ano gostou muito das actividades, participaram com alegria e entusiasmo, do que mais gostaram foi da visita à Sé, da missa e de conhecer o sr. Bispo pessoalmente. foi uma actividade muito enriquecedora e que nos aproximou mais do sr. bispo e uniu-nos mais enquanto grupo.  A peça de teatro foi muito boa, bem interpretada e cheia de boa disposição, uma forma muito alegre e cheia de humor de nos contar um pouco da história da restauração da diocese e de como naqueles tempos as igrejas se enchiam de fiéis. Foi uma actividade que gostamos muito os catequistas, catequizandos e pais que se juntaram a nós.
De repetir.....
Sem mais
Graça.

______________________________________________________________________________

Visita da vigairaria de Porto de Mós a Leiria

No dia 7 de janeiro, a nossa vigairaria fez uma peregrinação a Leiria, a convite do nosso bispo António Marto, no âmbito dos 100 anos da restauração da diocese.
 De manhã, fizemos um peddypaper por algumas das igrejas de Leiria, tais como a igreja de S. Pedro e Sto. Estevão, e pelo seu castelo.
 Após almoçarmos no Seminário de Leiria, assistimos ao teatro “O Mensageiro”, acerca da restauração de Leiria, interpretado pelo grupo “Teatro Olaré”.
 No final da tarde, dirigimo-nos para a Sé de Leiria onde assistimos a uma missa presidida pelo bispo da diocese Leiria-Fátima.
 Na nossa opinião foi uma boa experiência, pois ficámos a conhecer melhor Leiria e a história da sua diocese.

____________________________________________________________________

Foi um dia muito bem passado, divertido e cheio de aprendizagem. Foi um método diferente de conhecer a história das Igrejas e Monumentos da nossa Cidade de Leiria. Ficámos a saber o significado/ tradução da palavra "Sé" em latim que é cadeira e também que a cor branca das paredes simbolizam a luz de Cristo.