Leituras dominicais de Ano B - I Domingo da Quaresma


I DOMINGO DA QUARESMA



LEITURA I Gen 9, 8-15 

Leitura do Livro do Génesis 
Deus disse a Noé e a seus filhos: «Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos que vos acompanham: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens que estão convosco, todos quantos saíram da arca e agora vivem na terra. Estabelecerei convosco a minha aliança: de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra». Deus disse ainda: «Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: farei aparecer o meu arco sobre as nuvens, que será um sinal da aliança entre Mim e a terra. Sempre que Eu cobrir a terra de nuvens e aparecer nas nuvens o arco, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas». 
Palavra do Senhor. 




LEITURA II 1 Pedro 3, 18-22 

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro 
Caríssimos: Cristo morreu uma só vez pelos pecados – o Justo pelos injustos – para vos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. Foi por este Espírito que Ele foi pregar aos espíritos que estavam na prisão da morte e tinham sido outrora rebeldes, quando, nos dias de Noé, Deus esperava com paciência, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água. Esta água é figura do Baptismo que agora vos salva, que não é uma purificação da imundície corporal, mas o compromisso para com Deus de uma boa consciência; ele vos salva pela ressurreição de Jesus Cristo, que subiu ao Céu e está à direita de Deus, tendo sob o seu domínio os Anjos, as Dominações e as Potestades. 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Mc 1, 12-15 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». 
Palavra da salvação. 




ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pelos ministros da Igreja, pelos fiéis e catecúmenos, 
para que escutem o apelo feito a todos: 
“Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”, 
oremos. 

2. Pelos homens que governam as nações, 
para que não se deixem tentar pelo poder 
e estejam sempre ao lado dos mais fracos, 
oremos. 

3. Pelos que vivem na solidão e na tristeza e
pelos humilhados, desprezados e esquecidos, 
para que em Deus encontrem o que procuram, 
oremos. 

4. Pelos cristãos que iniciaram a Quaresma, 
para que, na oração, na partilha e no jejum, 
se preparem para celebrar a santa Páscoa, 
oremos. 

5. Por nós próprios e pela nossa comunidade (paroquial), 
para que o Espírito nos faça sentir fome da Palavra 
e não deixe que sejamos vencidos pelo Demónio, 
oremos. 
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes