Leituras dominicais de Ano B- IV Domingo da Páscoa



IV DOMINGO DA PÁSCOA


LEITURA I Actos 4, 8-12 

Leitura dos Actos dos Apóstolos 
Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos». 
Palavra do Senhor. 



LEITURA II 1 Jo 3, 1-2 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele é. 
Palavra do Senhor. 



EVANGELHO Jo 10, 11-18 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai». 
Palavra da salvação. 





ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Para que o Papa, os bispos e os presbíteros 
se dêem todos às ovelhas que apascentam 
e aproximem aquelas que andam longe, 
oremos. 

2. Para que os responsáveis pelo governo das nações 
sejam verdadeiros servidores dos outros homens, 
na liberdade, na justiça e no respeito, 
oremos. 

3. Para que os jovens que o Bom Pastor chama a segui-l’O 
saibam servir o seu rebanho como Ele serviu 
e abrir os corações ao dom do Espírito, 
oremos. 

4. Para que os fiéis da nossa assembleia 
sigam a Cristo com amor e fidelidade 
e reconheçam que é Ele quem lhes fala, 
oremos. 

5. Para que os pastores que adormeceram no Senhor 
sejam eternamente felizes junto de Cristo, 
com os cristãos que eles guiaram para o Céu, 
oremos.


Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes