V DOMINGO DA PÁSCOA



LEITURA I Actos 9, 26-31 

Leitura dos Actos dos Apóstolos 
Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos o temiam, por não acreditarem que fosse discípulo. Então, Barnabé tomou-o consigo, levou-o aos Apóstolos e contou-lhes como Saulo, no caminho, tinha visto o Senhor, que lhe tinha falado, e como em Damasco tinha pregado com firmeza em nome de Jesus. A partir desse dia, Saulo ficou com eles em Jerusalém e falava com firmeza no nome do Senhor. Conversava e discutia também com os helenistas, mas estes procuravam dar-lhe a morte. Ao saberem disto, os irmãos levaram-no para Cesareia e fizeram-no seguir para Tarso. Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e vivendo no temor do Senhor e ia crescendo com a assistência do Espírito Santo. 
Palavra do Senhor. 




LEITURA II 1 Jo 3, 18-24 


Leitura da Primeira Epístola de São João 
Meus filhos, não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade. Deste modo saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante de Deus; porque, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. Caríssimos, se o coração não nos acusa, tenhamos confiança diante de Deus e receberemos d’Ele tudo o que Lhe pedirmos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe é agradável. É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu. 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Jo 15, 1-8 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos». 
Palavra da salvação. 




ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Por todos os fiéis da santa Igreja, 
para que permaneçam unidos a Jesus 
e dêem frutos para glória de Deus Pai, 
oremos. 

2. Por aqueles que proclamam o Evangelho 
e procuram levá-lo a toda a parte, 
para que aumente o número dos que os ouvem, 
oremos. 

3. Pelos pais cristãos e pelos seus filhos, 
para que creiam em Jesus e no que Ele disse 
e se amem uns aos outros em verdade, 
oremos. 

4. Pelas comunidades das irmãs contemplativas, 
para que louvem sem cessar o nosso Deus e Jesus 
as escute e multiplique, 
oremos. 

5. Por todos nós aqui reunidos em assembleia, 
para que a Ceia do Senhor que celebramos 
nos recorde que sem Ele nada podemos, 
oremos.  

Música-litúrgica

Pároco