Leituras dominicais de VIII Domingo do Tempo Comum




VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM



LEITURA I Deut 4, 32-34.39-40 

Leitura do Livro do Deuteronómio 
Moisés falou ao povo, dizendo: «Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra. Dum extremo ao outro dos céus, sucedeu alguma vez coisa tão prodigiosa? Ouviu-se porventura palavra semelhante? Que povo escutou como tu a voz de Deus a falar do meio do fogo e continuou a viver? Qual foi o deus que formou para si uma nação no seio de outra nação, por meio de provas, sinais, prodígios e combates, com mão forte e braço estendido, juntamente com tremendas maravilhas, como fez por vós o Senhor vosso Deus no Egipto, diante dos vossos olhos? Considera hoje e medita em teu coração que o Senhor é o único Deus, no alto dos céus e cá em baixo na terra, e não há outro. Cumprirás as suas leis e os seus mandamentos, que hoje te prescrevo, para seres feliz, tu e os teus filhos depois de ti, e tenhas longa vida na terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre». 
Palavra do Senhor. ~




LEITURA II Rom 8, 14-17 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos 
Irmãos: Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adopção filial, pelo qual exclamamos: «Abá, Pai». O próprio Espírito dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados. 
Palavra do Senhor. 




EVANGELHO Mt 28, 16-20 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos». 
Palavra da salvação. 




ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pela santa Igreja de Deus, 
pela sua paz e unidade em toda a terra 
e pela vida e tranquilidade dos fiéis, 
oremos. 

2. Pelos que foram consagrados no Baptismo, 
pelos que continuam a ser fiéis a Jesus Cristo, 
e por aqueles que O abandonaram ou esqueceram, 
oremos. 

3. Pelo mundo e seus governantes, 
pela nossa pátria e seus homens públicos, 
pelas escolas, estudantes e professores, 
oremos. 

4. Pelos esposos que permanecem fiéis um ao outro, 
pelos que renovam dia a dia o seu amor 
e pelos que o deixaram arrefecer ou o perderam, 
oremos. 

5. Por todos nós aqui reunidos no dia do Senhor, 
pelos que a doença não deixou vir à assembleia 
e pelos que não vieram por vergonha ou por preguiça, 
oremos
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes