Nascimento São João Baptista





NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BAPTISTA


LEITURA I Is 49, 1-6 

Leitura do Livro de Isaías 
Terras de Além-Mar, escutai-me;
povos de longe, prestai atenção. 
O Senhor chamou-me desde o ventre materno, 
disse o meu nome desde o seio de minha mãe. 
Fez da minha boca uma espada afiada, 
abrigou-me à sombra da sua mão. 
Tornou-me semelhante a uma seta aguda, 
guardou-me na sua aljava. 
E disse-me: «Tu és o meu servo, Israel, 
por quem manifestarei a minha glória». 
E eu dizia: «Cansei-me inutilmente, 
em vão e por nada gastei as minhas forças». 
Mas o meu direito está no Senhor 
e a minha recompensa está no meu Deus. 
E agora o Senhor falou-me, 
Ele que me formou desde o seio materno, 
para fazer de mim o seu servo, 
a fim de Lhe restaurar as tribos de Jacob 
e reconduzir os sobreviventes de Israel. 
Eu tenho merecimento aos olhos do Senhor 
e Deus é a minha força. 
Ele disse-me então: 
«Não basta que sejas meu servo, 
para restaurares as tribos de Jacob 
e reconduzires os sobreviventes de Israel. 
Farei de ti a luz das nações, 
para que a minha salvação chegue até aos confins da terra». 
Palavra do Senhor. 




LEITURA II Actos 13, 22-26 

Leitura dos Actos dos Apóstolos 
Naqueles dias, Paulo falou deste modo: 
«Deus concedeu aos filhos de Israel David como rei, 
de quem deu este testemunho: 
‘Encontrei David, filho de Jessé, 
homem segundo o meu coração, 
que fará sempre a minha vontade’. 
Da sua descendência, como prometera, 
Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel. 
João tinha proclamado, antes da sua vinda, 
um baptismo de penitência a todo o povo de Israel. 
Prestes a terminar a sua carreira, João dizia: 
‘Eu não sou quem julgais; 
mas depois de mim, vai chegar Alguém, 
a quem eu não sou digno de desatar as sandálias dos seus pés’. 
Irmãos, descendentes de Abraão 
e todos vós que temeis a Deus: 
a nós é que foi dirigida esta palavra de salvação». 
Palavra do Senhor. 



EVANGELHO Lc 1, 57-66.80 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, 
chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. 
Os seus vizinhos e parentes souberam 
que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício 
e congratularam-se com ela. 
Oito dias depois, vieram circuncidar o menino 
e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. 
Mas a mãe interveio e disse: 
«Não, Ele vai chamar-se João». 
Disseram-lhe: 
«Não há ninguém da tua família que tenha esse nome». 
Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, 
como queria que o menino se chamasse. 
O pai pediu uma tábua e escreveu: 
«O seu nome é João». 
Todos ficaram admirados. 
Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua 
e começou a falar, bendizendo a Deus. 
Todos os vizinhos se encheram de temor 
e por toda a região montanhosa da Judeia 
se divulgaram estes factos. 
Quantos os ouviam contar 
guardavam-nos em seu coração e diziam: 
«Quem virá a ser este menino?». 
Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. 
O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se. 
E foi habitar no deserto 
até ao dia em que se manifestou a Israel. 
Palavra da salvação. 




ORAÇÃO DOS FIÉIS


1. Pela santa Igreja, peregrina em toda a terra, 
para que seja animada pelo espírito de profecia, 
que animou São João Baptista no deserto, 
oremos. 

2. Pelos bispos, presbíteros e diáconos, 
para que, segundo a própria vocação, 
anunciem Aquele que está no meio de nós, 
oremos. 

3. Pelos cristãos militantes e educadores da fé, 
para que, no meio das dificuldades que os cercam, 
não esqueçam que a sua recompensa está em Deus, 
oremos. 

4. Pelos povos que ainda não conhecem a Cristo, 
para que Deus lhes envie missionários e profetas, 
e a salvação chegue até aos confins da terra, 
oremos. 

5. Pelos lares cristãos onde há a alegria de um nascimento, 
para que os pais vejam nos filhos um dom de Deus 
e estejam prontos a educá-los na fé da Igreja, 
oremos. 

6. Pela nossa comunidade (paroquial), 
para que seja humilde e servidora 
e se converta sempre mais a Jesus Cristo, 
oremos.



Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes