Homilia da Festa de São Pedro - 04-07-2021

 

HOMILIA – 4/07/2021 – Festa de São Pedro

Neste dia de festa São Pedro meditemos na obrigação que todos nós temos de ser continuadores da missão de Pedro nos dias de hoje e que se resume em sermos construtores da Igreja.

 

Foi moda muitas pessoas dizerem que tem fé em Deus mas que não tem fé na igreja. Acreditam muito em Deus mas não acreditam na Igreja.

 

Só que esta dicotomia não existe porque uma realidade exige a outra.

Ninguém pode ter fé senão usar a igreja ou pelo menos uma igreja para tal.

 

Ninguém pode ter fé se essa fé não lhe for transmitida assim como ninguém pode nascer por geração espontânea. A fé também não é de geração espontânea. Não aparece caída do céu. Mas recebe-se, desenvolve-se e cresce até chegar à plenitude do reino dos Céus em que a mesma fé se transforma na realidade gloriosa de Deus e na visão e participação total no mistério de Deus.

 

Por isso a igreja é necessária para a transmissão da fé, para a sua efetivação com a realização dos sacramentos. Também a vivência da fé só é possível em família em comunhão e isso é Igreja!

 

Afinal a Igreja é a fé vivida por cada um de nós nas suas mais diversas formas, vivência ou manifestações.

 

Numa equação matemática poderíamos dizer que a Igreja é igual a fé  e fé é igual a Igreja. E estas duas realidades realizam-se na proporção direta. Assim, mais fé é igual mais igreja e mais igreja é igual a mais fé.

 

Por esta razão é q a igreja não é uma associação, clube, partido político, sociedade secreta, ou outro qualquer tipo de organização. A Igreja é a fé que cada um tem e vive na sua vida.

 

A mesma Igreja tem, efetivamente, uma organização interna, mas esta não é mais que a espinha dorsal que dá corpo à fé e está ao serviço da fé.

Por isso, a Igreja não pode nunca ser confundida com a organização muitas vezes apresentada como teocracia piramidal: Papa, bispos, padres e leigos. A Igreja tem de ser a fé de todos nós e todos nós somos igreja na medida em que temos fé.

 

John Kennedy, um dos maiores presidentes dos Estados unidos da América, disse um dia isto que traduzo livremente:

“Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela.”

Esta máxima aplica-se exatamente a todos nós em relação à Igreja.

Não perguntes o que a Igreja pode fazer por ti mas o que tu podes fazer pela Igreja.

Isto muda tudo. É uma “revolução compernicana”.

A Igreja deixa de ser um supermercado passa a ser a nossa casa!

Por isso, o Papa Francisco fala muito na Igreja doméstica. A Igreja da nossa Casa.

E isto muda tudo. Vai mudar a catequese. Tem de mudar as liturgias. Tem de mudar a participação de cada um de nós.

Não somos um espetador ou beneficiário de um serviço. Somos agentes ativos, dinâmicos, permanentes da fé! E a fé é ser Igreja. E a Igreja é ser evangelizador, profeta.

Deste modo seremos missionários por natureza e de forma permanente. Porque a fé já não será vivida quando morre o nosso avô, pai, mãe ou algum filho, mas é vivida da alegria e nas dificuldades de cada dia. E todos os dias seremos construtores da Igreja  porque todos os dias a nossa fé iluminará nossa vida.

Deste modo, a Igreja terá a dimensão de todos nós e da nossa comunidade e as suas pedras serão Jesus como pedra angular, depois pedro, como a pedra fundacional e depois todos nós como pedras vivas do templo do Senhor.

Mesmo que sejamos limitados, fracos, pecadores seremos essas pedras vivas. 

Paulo sentia-se fraco e vulnerável, com um espinho no seu corpo, colocado pelo anjo de Satanás” mesmo assim ele dizia:  Tudo posso naquele em quem confio. Isto é fé, isto é ser Igreja;

Com a graça de Deus cada um de nós tudo pode! E já não contam os nossos defeitos, limitações, pecados, mas conta a Graça de Deus em nós, ou seja, conta a fé em nós.

 

Se tivermos esta certeza, certamente que construiremos, todos os dias, a Igreja de Jesus que São Pedro nos ensina a construir. Este deve ser o voto e o compromisso deste dia de festa.

 

São Pedro, rogai por nós!

P. José Alves






Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes