Leituras de dia 5 de julho de 2015



XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURA I Ez 2, 2-5

Leitura da Profecia de Ezequiel

Naqueles dias, o Espírito entrou em mim e fez-me levantar. Ouvi então Alguém que me dizia: «Filho do homem, Eu te envio aos filhos de Israel, a um povo rebelde que se revoltou contra Mim. Eles e seus pais ofenderam-Me até ao dia de hoje. É a esses filhos de cabeça dura e coração obstinado que te envio, para lhes dizeres: ‘Eis o que diz o Senhor’. Podem escutar-te ou não – porque são uma casa de rebeldes –, mas saberão que há um profeta no meio deles».

Palavra do Senhor.



LEITURA II 2 Cor 12, 7-10


Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

Irmãos: Para que a grandeza das revelações não me ensoberbeça, foi-me deixado um espinho na carne, – um anjo de Satanás que me esbofeteia – para que não me orgulhe. Por três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas Ele disse-me: «Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta todo o meu poder». Por isso, de boa vontade me gloriarei das minhas fraquezas, para que habite em mim o poder de Cristo. Alegro-me nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas adversidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor de Cristo, porque, quando sou fraco, então é que sou forte.
Palavra do Senhor.




EVANGELHO Mc 6, 1-6

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acom¬panharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?». E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando.
Palavra da salvação.



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

1. Pela nossa Diocese, suas comunidades e movimentos,
pelos acólitos, leitores e catequistas
e pelos ministros extraordinários da comunhão,
oremos.
 
2. Pelos governantes de todas as nações,
pelo progresso e bem-estar dos cidadãos
e pela verdadeira paz e liberdade,
oremos.
 
3. Pelo povo de Israel e seus vizinhos,
pelos profetas que Deus envia a este mundo
e pelos homens que se opõem a Jesus,
oremos.
 
4. Pelos que sentem a fraqueza da sua carne,
pelos que lutam por ser puros e não conseguem
e pelos que sofrem perseguições por amor de Cristo,
oremos.
 
5. Pelos que na nossa comunidade não têm emprego,
pelas famílias que podem gozar férias
e por todas aquelas que as não têm,
oremos
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes