XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM


LEITURA I Ex 17, 8-13  

Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, Amalec veio a Refidim atacar Israel. Moisés disse a Josué: «Escolhe alguns homens e amanhã sai a combater Amalec. Eu irei colocar-me no cimo da colina, com a vara de Deus na mão». Josué fez o que Moisés lhe ordenara e atacou Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao cimo da colina. Quando Moisés tinha as mãos levantadas, Israel ganhava vantagem; mas quando as deixava cair, tinha vantagem Amalec. Como as mãos de Moisés se iam tornando pesadas, trouxeram uma pedra e colocaram-na por debaixo para que ele se sentasse, enquanto Aarão e Hur, um de cada lado, lhe seguravam as mãos. Assim se mantiveram firmes as suas mãos até ao pôr do sol e Josué desbaratou Amalec e o seu povo ao fio da espada.
Palavra do Senhor.




LEITURA II 2 Tim 3, 14 – 4, 2 


Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
Caríssimo: Permanece firme no que aprendeste e aceitaste como certo, sabendo de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura, inspirada por Deus, é útil para ensinar, persuadir, corrigir e formar segundo a justiça. Assim o homem de Deus será perfeito, bem preparado para todas as boas obras. Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: Proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito, argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina.
Palavra do Senhor.  




EVANGELHO Lc 18, 1-8 


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!... E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?».
Palavra da salvação.  



ORAÇÃO DOS FIÉIS 

     1. Pelas Igrejas há pouco implantadas, 
        pelo Papa N. , que as confirma na fé,
        e por aqueles que lhes anunciam a Palavra,
       oremos.
 
     2. Pelos que proclamam sem desânimo o Evangelho,
       pelos que falam de Cristo com a vida
       e pelos fiéis que não esquecem a oração,
       oremos.
 
    3. Pelos juízes a quem compete fazer justiça,
       pelos que prestam atenção aos mais pequenos
     e pelas viúvas e pessoas sem defesa,
     oremos.
 
    4. Pelos monges que oram dia e noite,
       pelas Ordens de vida activa e contemplativa
      e pelos pais que rezam com os filhos,
      oremos.
 
    5. Por todos os países de missão,
       pelos missionários que levam ao longe a Boa Nova
       e pelos cristãos que oram sem desânimo,
      oremos.
 
    6. Pela nossa assembleia aqui reunida,
       pelos fiéis que permanecem firmes na esperança
      e pelos que praticam com alegria a caridade,
   oremos.

Música-litúrgica

Pároco