Leituras dominicais de Ano A- XII Domingo do Tempo Comum


XII DOMINGO DO TEMPO COMUM



LEITURA I Jer 20, 10-13 

Leitura do Livro do profeta Jeremias
Disse Jeremias: «Eu ouvia as invectivas da multidão: ‘Terror por toda a parte! Denunciai-o, vamos denunciá-lo!’. Todos os meus amigos esperavam que eu desse um passo em falso: ‘Talvez ele se deixe enganar e assim o poderemos dominar e nos vingaremos dele’. Mas o Senhor está comigo como herói poderoso e os meus perseguidores cairão vencidos. Ficarão cheios de vergonha pelo seu fracasso, ignomínia eterna que não será esquecida. Senhor do Universo, que sondais o justo e perscrutais os rins e o coração, possa eu ver o castigo que dareis a essa gente, pois a Vós confiei a minha causa. Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, que salvou a vida do pobre das mãos dos perversos».
Palavra do Senhor. 





LEITURA II Rom 5, 12-15 

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos: Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram. De facto, até à Lei, existia o pecado no mundo. Mas o pecado não é levado em conta, se não houver lei. Entretanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo para aqueles que não tinham pecado por uma transgressão à semelhança de Adão, que é figura d’Aquele que havia de vir. Mas o dom gratuito não é como a falta. Se pelo pecado de um só todos pereceram, com muito mais razão a graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a todos os homens.
Palavra do Senhor.
  



EVANGELHO Mt 10, 26-33 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Não tenhais medo dos homens, pois nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nada há oculto que não venha a conhecer-se. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido proclamai-o sobre os telhados. Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por uma moeda? E nem um deles cairá por terra sem consentimento do vosso Pai. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais: valeis muito mais do que todos os passarinhos. A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens, também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus. Mas àquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus».
Palavra da salvação.
  




ORAÇÃO DOS FIÉIS

1. Pelo nosso Bispo N., presbíteros e diáconos,
para que dirijam a Igreja de
N. com sabedoria,
no caminho da santidade e da salvação,
oremos.


2. Pelos governos e autoridades deste mundo,
para que digam a verdade aos cidadãos
e não se sirvam do poder em seu proveito,
oremos.


3. Pelos que lutam por mais justiça e bem-estar,
para que o façam segundo o Evangelho
e defendam corajosamente quem é mais fraco,
oremos.


4. Por aqueles a quem Deus chama no seu íntimo,
para que busquem com ardor os bens eternos
e se declarem por Jesus em toda a parte,
oremos.


5. Por nós próprios que escutámos a Palavra,
para experimentarmos o perdão de Deus,
que supera todos os nossos pecados,
oremos.
Share:
Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes